audioslave.jpg
Audioslave - Like a Stone
Audioslave

Foi um supergrupo de rock americano. No dia 18 de outubro de 2000, o Rage Against the Machine  se separou após o vocalista Zack de la Rocha anunciar que estava deixando a banda. Os três membros restantes, Tim Commerford, Tom Morello e Brad Wilk, decidiram ficar juntos. O produtor musical Rick Rubin sugeriu que tocassem com Chris Cornell do Soundgarden. O quarteto começou a trabalhar no estúdio no final de maio de 2001 com Rubin como produtor. Em 19 de março de 2002, a banda foi confirmada para o sétimo Ozzfest anual. Poucos dias depois, surgiram relatos de que a banda havia se separado antes de tocar para uma audiência pública. O empresário de Cornell confirmou que o vocalista havia deixado a banda, sem nenhuma explicação dada. Depois que a mixagem do álbum foi concluída, cerca de seis semanas depois, a banda se reformou e simultaneamente demitiu suas ex-empresas de gerenciamento e contratou outra, a The Firm. 13 mixagens brutas de músicas que a banda havia criado meses antes vazaram para redes de compartilhamento de arquivos em maio de 2002, sob o nome de Civilian. A banda divulgou seu nome oficial Audioslave e lançou seu site no início de setembro. O primeiro single, "Cochise", foi postado online no final de setembro e no rádio no início de outubro. O seu primeiro álbum, Audioslave, foi lançado em 19 de novembro de 2002, e alcançou a sétima posição na Billboard 200. O Audioslave fez sua estréia ao vivo em 25 de novembro de 2002, realizando um breve concerto no telhado do Ed Sullivan Theatre na Broadway em Nova York para o Late Show with David Letterman.

 

O KROQ Almost Acoustic Christmas daquele ano foi seu primeiro show oficial pago, no qual a banda tocou na primeira noite, 7 de dezembro, depois de dar um show secreto em um clube na noite anterior. O segundo single "Like a Stone", foi lançado no início de 2003. Foi o mais bem sucedida single do álbum, alcançando o topo na na Billboard Mainstream Rock Tracks e na  Billboard Modern Rock. Sua performance na turnê Lollapalooza foi tão bem recebida pelos leitores do Metal Edge que eles ganharam o Readers 'Choice Award da revista em 2003 por Banda Lollapalooza Favorita por um deslizamento de terra. Eles passaram o resto de 2004 em uma pausa da turnê e trabalhando no segundo álbum. "Be Yourself" foi o primeiro single do segundo álbum, alcançou o número 1 na Billboard Mainstream Rock Tracks e na Billboard Modern Rock. Em abril de 2005, a banda lançou uma turnê em clubes, que durou até o final de maio. Em 6 de maio de 2005, o Audioslave fez um show gratuito em Havana, Cuba, no La Tribuna Antiimperialista José Martí.  O Audioslave se tornou o primeiro grupo de rock americano a realizar um concerto ao ar livre na república socialista de Cuba. O seu segundo álbum, Out of Exile, foi lançado em 23 de maio de 2005. Ele estreou no topo na Billboard 200. Após o lançamento do álbum, a banda embarcou em uma turnê pela Europa, se apresentou no show beneficente Live 8 em Berlim em 2 de julho de 2005, e fez sua primeira turnê norte-americana como atração principal de arena entre o final de setembro e novembro de 2005.

 

O seu segundo DVD, Live in Cuba, apresentando o show em Havana, foi lançado em 11 de outubro de 2005. A data de lançamento do álbum foi adiada para o início de setembro, e a banda cancelou sua turnê européia previamente anunciada. O seu terceiro álbum, Revelations, foi lançado em 5 de setembro de 2006. O álbum entrou na segunda posição na Billboard 200. Cornell decidiu adiar a turnê do álbum até 2007. O segundo e último single do álbum, "Revelations", foi lançado em outubro de 2006 com um videoclipe um mês depois. Em 22 de janeiro de 2007, o Rage Against the Machine foi anunciado para se reunir para um show apenas, no Coachella Valley Music and Arts Festival, em 29 de abril. Menos de um mês depois, em 15 de fevereiro, Cornell anunciou oficialmente sua saída do Audioslave. Cornell e Morello dividiram o palco juntos pela primeira vez em sete anos, no concerto do Rock and Roll Hall of Fame de 2013. Cornell também se juntou a Morello no palco em 26 de setembro de 2014, como convidado em seu show solo em Seattle. Em 17 de janeiro de 2017, foi anunciado que o Audioslave se reuniria para seu primeiro show em 12 anos no Baile Anti-Inaugural de Prophets of Rage, protestando contra a posse do presidente Donald Trump. O evento ocorreu em 20 de janeiro de 2017. No dia 18 de maio de 2017, Chris Cornell foi encontrado morto em seu quarto de hotel em Detroit. De acordo com a Associated Press, o legista responsável informou que Cornell se enforcou no banheiro do hotel onde estava hospedado.