Audioslave

Foi um supergrupo de rock americano. Zack de la Rocha, o vocalista do Rage Against the Machine deixou a banda em outubro de 2000 para seguir carreira solo. Os três integrantes remanescentes partiam para a busca de um novo vocalista. O futuro do Rage Against the Machine era incerto quando Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk receberam o vocalista Chris Cornell para um ensaio. Cornell vinha de uma bem sucedida carreira no Soundgarden nos anos 1990 e já havia lançado um álbum solo, Euphoria Morning, em 1999. Os músicos tinham contratos em vigor com duas grandes gravadoras. De um lado a Epic/Sony Music do Rage Against the Machine e do outro lado a A&M/Interscope do grupo Universal, gravadora de Chris Cornell. Através de um acordo raro na indústria fonográfica, foi permitido aos músicos seguir em frente. 

 

Em 2001, o projeto foi batizado Civilian, no entanto já existia uma banda com esse nome. O grupo lançou a demo, Civilian Demo. Chris Cornell sugeriu Audioslave e todos concordaram. Também já existia um Audioslave. Desta vez um acordo financeiro permitiu que o novo grupo passasse definitivamente a se chamar Audioslave. Em março de 2002, a nova banda anunciou sua participação no Ozzfest, o maior festival itinerante de rock dos EUA, promovido pelo veterano Ozzy Osbourne. No entanto, com tudo definido, datas e horários dos shows, Chris Cornell anunciou sua saída da banda. Mas a gravadora Epic continuou anunciando que o álbum de estreia seria lançado e em pouco tempo Cornell estava de volta, para ficar. O seu primeiro álbum, Audioslave, foi lançado em novembro de 2002.

 

O seu segundo álbum, Out of Exile, foi lançado em maio de 2005. O álbum alcançou o topo na Billboard 200 e em diversos outros países. Para o lançamento, a banda se apresentou em Cuba. O show foi gravado e lançado no seu segundo DVD, Live in Cuba, lançado em 5 outubro de 2005. O seu terceiro álbum, Revelations, foi lançado em 5 de setembro de 2006. No ano seguinte, com o anúncio de uma reunião do Rage Against the Machine durante o Festival Coachella de 2007 e com Chris Cornell anunciando sua saída da banda, o Audioslave chegou ao seu fim. No dia 18 de maio de 2017, Chris Cornell morreu em Detroit, logo após fazer uma apresentação com o Soundgarden. De acordo com a Associated Press, o legista responsável informou que Cornell se enforcou no banheiro do hotel onde estava hospedado.

 Rockdigital