The Bangles

É uma girl band americana de rock. Em 1980, a guitarrista e vocalista Vicki Peterson e a baterista e guitarrista Debbi Peterson resolveram criar uma banda em uma garagem em Brentwood na Califórnia. Foi através do The Recycler, um periódico especializado em vender artigos de segunda mão que conheceram a guitarrista Susanna Hoffs. Com essa formação, criaram a The Bangs e começaram a rodar todo circuito de bares e pubs da região. Já com uma certa fama conseguiram gravar a canção instrumental "Bitchin' Summer". Em seguida, gravaram o seu primeiro single "Getting Out Of Hand / Call On Me", apenas como um trio. Uma outra banda possuía os direitos do nome The Bangs. As garotas então rebatizaram o grupo de The Bangles. Em 1982, Annette Zilinskas assumiu o baixo, também tocando harmônica. Essa formação lançou o EP The Bangles no mesmo ano. Zilinskas deixou a banda no ano seguinte, sendo substituída por Micki Steele, anteriormente da banda The RunawaysO primeiro álbum da banda, All Over The Place, foi lançado em 23 de maio de 1984, mas não fez sucesso comercial.

 

A banda foi selecionada para abrir shows de Cindy Lauper, na época, em sua Fun Tour. Durante a turnê de divulgação, a banda atraiu a atenção do Prince, que escreveu a canção "Manic Monday" para a banda. O seu segundo álbum, Different Light, foi lançado em 2 de janeiro de 1986. Com a ajuda do hit "Walk like an Egyptian", a banda foi direto ao mainstream das grandes rádios e na MTV. Em alguns shows das garotas, Prince chegou a entrar no palco para interpretar algumas canções. A mídia nomeou Hoffs como a vocalista principal e líder do grupo causando um conflito interno. O seu terceiro álbum, Everything, foi lançado em 18 de outubro de 1988. O álbum fez enorme sucesso, chegou ao topo nas paradas, impulsionado pela canção "Eternal Flame". A banda cancelou abruptamente o resto da turnê de divulgação do álbum. Um mês depois, Michael Steele e Susanna Hoffs convocaram uma reunião, onde afirmaram que estavam deixando a banda. Hoffs iniciou uma carreira solo e Vicki Peterson entrou em turnê como membro da The Go-Go's, Houve um hiato de nove anos a partir de 1989.

 

A banda se reuniu novamente em 1998, para gravar uma música para a trilha sonora do filme Austin Powers: O Espião Irresistível, a pedido do diretor do filme e marido de Susanna, Jay Roach. A música escolhida foi "Get The Girl", lançada em 1999. Em 2000, a banda retornou para as turnês em 2001 e 2002. No mesmo ano, a banda também foi induzida no Vocal Group Hall of Fame. O seu quarto álbum, Doll Revolution, foi lançado em 9 de setembro de 2003. Foi o primeiro álbum de inéditas da banda depois de 10 anos. Em maio de 2005, a banda anunciou a saída de Michael Steele, que foi substituída por Abby Travis no baixo durante a turnê. O seu quinto álbum, Sweetheart Of The Sun, foi lançado em 27 de setembro de 2011. O álbum alcançou a posição 148 na Billboard 200. Em janeiro de 2014, eles se apresentaram no Whisky a Go Go em West Hollywood, Califórnia, em comemoração aos 50 anos do The Whisky. A baixista Annette Zilinskas voltou à banda em 2018.

 Rockdigital