The Darkness

 

É uma banda de rock britânica. Justin e Dan Hawkins tocaram juntos quando adolescentes na banda Empire. E foram renomeados como The Darkness, formada por Justin no vocal e Dan na guitarra solo, Chris McDougall na guitarra base, Ed Graham na bateria e Frankie Poullain no baixo. Eles se tornaram famosos por seus shows ao vivo, e já tinham um show do Carling Homecoming agendado no London Astoria antes mesmo de assinarem um contrato de gravação com a Atlantic Records. O seu primeiro álbum, Permission to Land, foi lançado em 7 de julho de 2003. O álbum liderou a UK Albums Chart e alcançou a posição 36 na Billboard 200. O terceiro single do álbum, "I Believe in a Thing Called Love", alcançou o segundo lugar na UK Singles Chart. O sucesso do álbum levou a uma turnê da banda, incluindo partes europeias da Summer Sanitarium Tour 2003 do Metallica. Eles foram a atração principal no Carling Festival em 2004. A banda ganhou três BRIT Awards em 2004 de melhor álbum, Melhor banda, Melhor banda de Rock. Eles também ganharam dois Kerrang! Awards em 2004 de Melhor Artista ao Vivo e Melhor Banda Britânica. O seu segundo álbum, One Way Ticket to Hell ... and Back, foi lançado em 28 de novembro de 2005. Em agosto de 2006, o vocalista Justin Hawkins foi internado em uma clínica de reabilitação por preocupação com sua saúde, o que fez com que a banda cancelasse vários shows.

 

Justin Hawkins saiu da banda após completar seu curso de reabilitação de problemas de álcool e cocaína, com Richie Edwards como vocalista. Em 9 de novembro de 2007, foi anunciado que a banda The Stone Gods havia sido criado com Dan Hawkins na guitarra, Toby MacFarlaine no baixo, Ed Graham na bateria e Ritchie Edwards nos vocais  e guitarra. Em 2008, Justin Hawkins formou a banda Hot Leg. Em dezembro de 2010,  a Hot Leg e The Stone Gods estavam em um hiato. Em março de 2011, os quatro membros originais da The Darkness se reuniram. Eles fizeram três shows de aquecimento em Norwich, Leamington e no Shepherd's Bush Empire em Londres, antes de se apresentarem no Download Festival de 2011. Isso foi seguido por um show no The 100 Club de Londres, com a participação do guitarrista Brian May do Queen. A banda fez uma turnê no Japão, no Reino Unido e na Irlanda. Em 2012 eles se apresentaram no Sweden Rock Festival em Sölvesborg, Suécia e no 18th Przystanek Woodstock.  O seu terceiro álbum, Hot Cakes, foi lançado em 20 de agosto de 2012. Durante todo o verão, a The Darkness tocou como atração principal da Big Top Tent no Isle of Wight Festival 2012, e foram a banda de abertura na turnê europeia e africana de Lady Gaga, a The Born This Way Ball. Em 2014, Emily Dolan Davies substituiu Ed Graham na bateria. O seu quarto álbum, Last of Our Kind, foi lançado em 2 de junho de 2015, no próprio selo da banda, a Canary Dwarf Records. Em 21 de abril de 2015, a banda emitiu um comunicado dizendo que o baterista Davies havia deixado a banda.

 

Em 25 de abril de 2015, foi anunciado na página oficial da banda no Facebook que Rufus Taylor, filho do baterista do Queen, Roger Taylor, se juntaria à banda como substituto de Davies na bateria. Eles foram o primeiro ato principal do Planet Rockstock 2015, que aconteceu em Trecco Bay em South Wales de 4 a 7 de dezembro de 2015. O seu quinto álbum, Pinewood Smile, foi lançado em 6 de outubro de 2017. A banda embarcou em uma turnê de inverno no Reino Unido em novembro e dezembro. Em 2017, a The Darkness se apresentou como um ato de abertura no festival Violent Soho, e apoiaram o Guns N 'Roses na parte européia de sua turnê. Em 2018, a banda apoiou o Hollywood Vampires em sua turnê europeia, que incluiu suas primeiras apresentações em arenas do Reino Unido em vários anos. O seu primeiro álbum ao vivo, Live at Hammersmith, uma gravação de seu show de dezembro de 2017 no Eventim Apollo em Londres. O álbum foi lançado em 15 de junho de 2018. O seu sexto álbum, Easter Is Canceled, foi lançado em 4 de outubro de 2019 pela Cooking Vinyl, e se tornou o quarto álbum da banda no Top 10 do Reino Unido e liderou as paradas oficiais Top 40 Rock and Metal Chart e iTunes Rock Chart. A banda iniciou sua turnê pelo Reino Unido em 25 de novembro de 2019 na Irlanda, e em 20 de dezembro no London's Roundhouse. Em 2020, a banda fez uma turnê pela Europa no final de janeiro, seguida pela Austrália, Nova Zelândia e EUA.

 Rockdigital