The Mars Volta

Foi uma banda americana de rock progressivo. Cedric Bixler-Zavala e Omar Rodriguez-Lopez faziam parte da banda At the Drive-In. Depois das apresentações, eles faziam pequenas jam sessions que se transformou em um projeto paralelo. No início era chamada de Sphinktators. Cedric tocava baixo, Jeremy tocava guitarra, e Ralph Jasso tocava bateria. Depois de sua primeira gravação eles tiveram a idéia do nome De Facto Cadre Dub que veio depois de um brainstorm, que mais tarde foi encurtado para De Facto. A banda também utilizava música eletrônica, música latina, salsa e jazz fusion, o que resultava em um som distinto e universal. A banda se apresentou em locais próximos a sua cidade natal, El Paso, no Texas. Eles se mudaram para Long Beach, na California em 2000, e a banda adicionou o tecladista Isaiah "Ikey" Owens. O seu primeiro álbum, Megaton Shotblast, foi lançado em 2001. No mesmo ano, eles lançaram o seu segundo álbum, How do you dub? You Fight for Dub. You plug Dub in, conseguindo sucesso instantâneo. O De Facto continuou experimentando novos sons. Cedric decidiu terminar o At the Drive-In.

 

Em 2001, os membros da banda se uniram com a baixista Eva Gardner e o baterista Jon Theodore para formar o The Mars Volta. Seu nome da banda para o primeiro show público em Anaheim, California foi DeFacto + Eva Gardner + Jon Theodore. Durante 2001, a banda gravou duas músicas, resultando na sua primeira demo. Gravaram mais três músicas, se tornando o álbum Tremulant EP, lançado no início de 2002. O seu primeiro álbum, De-Loused in the Comatorium, foi lançado em 24 de Junho de 2003, e foi produzido por Rick Rubin. Nessa época a banda não possuía um baixista. Flea, baixista dos Red Hot Chili Peppers, tocou baixo em nove das dez música do álbum. O álbum alcançou a posição 39 na Billboard 200. Enquanto o The Mars Volta estava como banda de abertura para os Red Hot Chili Peppers na turnê de divulgação do álbum, o engenheiro de som e letrista da banda, Jeremy Ward, foi encontrado morto por overdose de drogas. A banda cancelou a segunda parte da turnê e o primeiro single do álbum foi posteriormente dedicado a Ward. Com a volta da turnê, Juan Alderete se tornou o baixista e Marcel Rodriguez-Lopez, o irmão de Omar, se tornou percussionista. O seu segundo álbum, Frances the Mute, foi lançado em 1 de março de 2005. O álbum estreou na posição 4 na Billboard 200

 

Durante sua turnê pelos Estados Unidos, o antigo membro do At the Drive-In, Paul Hinojos, se uniu à banda. Ele se tornou o novo engenheiro de som. A banda entrou em turnê com o System of a Down. O seu terceiro álbum, Amputechture, foi lançado em 12 de setembro de 2006. O álbum estreou na posição 9 na Billboard 200.  O seu quarto álbum de estúdio, The Bedlam in Goliath, foi lançado em 29 de janeiro de 2008. O álbum estreou em terceiro lugar na Billboard 200. O álbum é o primeiro que conta com a participação do baterista Thomas Pridgen, e o último que conta com o guitarrista Paul Hinojos e o multi-instrumentista de sopro Adrián Terrazas-González. O seu quinto álbum, Octahedron, foi lançado em 22 de Junho de 2009, exceto nos Estados Unidos onde foi lançado no dia seguinte. É o último álbum de estúdio com o baterista, Thomas Pridgen, e o guitarrista John Frusciante, e o primeiro que não tem o tecladista Isaiah "Ikey" Owens. Após as notícias sobre uma possível pausa da banda no final de 2012, Bixler-Zavala anuncia o fim do The Mars Volta através da sua conta no Twitter em Janeiro de 2013.

 Rockdigital