The Wallflowers

É uma banda americana de rock alternativo. O guitarrista Jakob Dylan, filho do Bob Dylan, chamou seu amigo de infância, Tobi Miller, também guitarrista, para começar uma banda. Dylan e Miller estiveram em várias bandas juntos no ensino médio. Miller tinha começado sua própria banda chamada 45's. Depois que a banda se separou em 1989, Miller e Dylan começaram a formar a nova banda Apples. Barrie Maguire, que estava na 45’s, se juntou à nova banda como baixista. Em 1990, Peter Yanowitz foi adicionado como baterista. Depois de uma longa sessão de ensaios, o tecladista Rami Jaffee se juntou à banda. Eles mudaram o nome da banda para Wallflowers e começaram a tocar em clubes de Los Angeles, na Sunset Strip. A banda assinou um contrato de gravação com a Virgin Records. O seu primeiro álbum, The Wallflowers, foi lançado em 25 de agosto de 1992. Nessa época, a Virgin estava passando por uma mudança na administração e eles pediram para serem liberados do contrato. Em meados de 1993, o Wallflowers estava sem uma gravadora. O baixista Barrie Maguire saiu da banda no início de 1993. A banda contratou o baixista Greg Richling. O baterista Peter Yanowitz deixou a banda. A banda assinou um contrato de gravação com a Interscope Records.

 

O guitarrista Tobi Miller saiu da banda. Matt Chamberlain entrou na bateria durante as sessões de gravação e vários guitarristas foram contratados. O seu segundo álbum, Bringing Down the Horse, foi lançado em 21 de maio de 1996. Em meados de maio de 1997, a banda saiu em turnê pela Europa durante três semanas. Nos dias 9 e 10 de novembro, o Wallflowers se separou de sua turnê principal e abriram para os Rolling Stones no Dodger Stadium, em Los Angeles. O álbum alcançou a quarta posição na Billboard 200. Na cerimônia de premiação do Grammy de 1998 em 25 de fevereiro, o Wallflowers ganhou dois prêmios Grammy. O The Wallflowers gravou uma versão de "Heroes" de David Bowie, que foi escolhido como o primeiro single da trilha sonora do filme Godzilla . O álbum alcançou a segunda posição na Billboard 200. O seu terceiro álbum, (Breach), foi lançado em 10 de outubro de 2000. Depois de um show em Atlanta no dia 2 de outubro de 2000, a banda viajou para Nova York para abrirem os shows do The Who por quatro noites no Madison Square Garden. No momento em que a banda entrou no estúdio para gravar o próximo álbum, Michael Ward deixou a banda. Em julho de 2004, Fred Eltringham se juntou ao The Wallflowers como novo baterista.

 

Em 31 de outubro, a banda foi levada, via avião de transporte militar, para o porta-aviões USS John C. Stennis, no meio do Oceano Pacífico, para fazerem uma apresentação às tropas de retorno. O seu quinto álbum, Rebel, Sweetheart, foi lançado em 24 de maio de 2005. Antes da turnê, Jaffee anunciou que estava saindo a banda. Em 2008, eles excursionaram durante todo o verão. Dylan lançou seu primeiro álbum solo, Seeing Things, em 2008. Em 2011, Eltringham deixou a banda para buscar outros projetos. O sexto álbum da banda, Glad All Over, foi lançado em 9 de outubro de 2012 pela Columbia Records. Em 12 de maio em Napa, Califórnia, o tecladista Rami Jaffee, tocou o que seria seu último show com a banda. Eles se apresentaram no dia 17 de agosto no River Roots Live Festival em Davenport, Iowa, sendo o ultimo show do baixista Greg Richling e do baterista Jack Irons com a banda. Jimmy Wallace entrou no lugar de Jaffee. Os Wallflowers continuaram em turnê pelo verão de 2013. Em 8 de setembro, Richling anunciou oficialmente que deixaria o Wallflowers depois de 20 anos com a banda. Irons anunciou que estava saindo logo depois. Em maio de 2016, o álbum Bringing Down the Horse de 1996 foi reeditado em vinil em homenagem ao 20º aniversário do lançamento do álbum. 

 Rockdigital