the wallflowers.jpg
The Wallflowers

É uma banda americana de rock alternativo. O guitarrista Jakob Dylan, filho do Bob Dylan, chamou seu amigo de infância, Tobi Miller, também guitarrista, para começar uma banda. Eles estiveram em várias bandas juntos no ensino médio. Miller tinha começado sua própria banda chamada 45's. Depois que a banda se separou em 1989, Miller e Dylan começaram a formar a banda Apples. Barrie Maguire, que estava na 45’s, se juntou à nova banda como baixista. Em 1990, Peter Yanowitz foi adicionado como baterista. Depois de uma longa sessão de ensaios, o tecladista Rami Jaffee se juntou à banda. Eles mudaram o nome da banda para Wallflowers e começaram a tocar em clubes de Los Angeles, na Sunset Strip. A banda assinou um contrato de gravação com a Virgin Records. O seu primeiro álbum, The Wallflowers, foi lançado em 25 de agosto de 1992. Nessa época, a Virgin estava passando por uma mudança na administração e eles pediram para serem liberados do contrato. Em meados de 1993, o Wallflowers estava sem uma gravadora. O baixista Barrie Maguire saiu da banda no início de 1993. A banda contratou o baixista Greg Richling. O baterista Peter Yanowitz deixou a banda. A banda assinou um contrato de gravação com a Interscope Records.

 

O guitarrista Tobi Miller saiu da banda. Matt Chamberlain entrou na bateria durante as sessões de gravação e vários guitarristas foram contratados. O seu segundo álbum, Bringing Down the Horse, foi lançado em 21 de maio de 1996. Em meados de maio de 1997, a banda saiu em turnê pela Europa durante três semanas. Nos dias 9 e 10 de novembro, o Wallflowers se separou de sua turnê principal e abriram para os Rolling Stones no Dodger Stadium, em Los Angeles. O álbum alcançou a quarta posição na Billboard 200. Na cerimônia de premiação de 1998, o Wallflowers ganhou dois prêmios Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocal e Melhor Canção de Rock por "One Headlight". O The Wallflowers gravou uma versão de "Heroes" de David Bowie, que foi escolhido como o primeiro single da trilha sonora do filme Godzilla. O álbum alcançou a segunda posição na Billboard 200. O seu terceiro álbum, (Breach), foi lançado em 10 de outubro de 2000. Depois de um show em Atlanta no dia 2 de outubro de 2000, a banda viajou para Nova York para abrirem os shows do The Who por quatro noites no Madison Square Garden. No momento em que a banda entrou no estúdio para gravar o próximo álbum, Michael Ward deixou a banda. Em julho de 2004, Fred Eltringham se juntou ao The Wallflowers como novo baterista.

 

Em 31 de outubro, a banda foi levada, via avião de transporte militar, para o porta-aviões USS John C. Stennis, no meio do Oceano Pacífico, para fazerem uma apresentação às tropas de retorno. O seu quinto álbum, Rebel, Sweetheart, foi lançado em 24 de maio de 2005. Antes da turnê, Jaffee anunciou que estava saindo a banda. Em 2008, eles excursionaram durante todo o verão. Dylan lançou seu primeiro álbum solo, Seeing Things, em 2008. Em 2011, Eltringham deixou a banda para buscar outros projetos. O sexto álbum da banda, Glad All Over, foi lançado em 9 de outubro de 2012 pela Columbia Records. Em 12 de maio em Napa, Califórnia, o tecladista Rami Jaffee, tocou o que seria seu último show com a banda. Eles se apresentaram no dia 17 de agosto no River Roots Live Festival em Davenport, Iowa, sendo o ultimo show do baixista Greg Richling e do baterista Jack Irons com a banda. Jimmy Wallace entrou no lugar de Jaffee. Os Wallflowers continuaram em turnê pelo verão de 2013. Em 8 de setembro, Richling anunciou oficialmente que deixaria o Wallflowers depois de 20 anos com a banda. Irons anunciou que estava saindo logo depois. Em maio de 2016, o álbum Bringing Down the Horse de 1996 foi reeditado em vinil em homenagem ao 20º aniversário do lançamento do álbum. O seu sétimo álbum de estúdio, Exit Wounds, foi lançado em 9 de julho de 2021 pela New West Records.