uo.jpg
Urge Overkill

 

É uma banda americana de rock alternativo. Formada em Chicago, no Illinois, composta por Nathan Kaatrud, que assumiu o nome artístico de Nash Kato, e Eddie King Roeser. Eles se conheceram na Northwestern University em 1985, e formaram a banda Urge Overkill em 1986, com o baterista Pat Byrne. O nome da banda vem de uma frase na letra da música "Funkentelechy" da banda Parliament. A banda e lançou o EP, Strange, I ..., pela Ruthless Records. O EP foi gravado pelo amigo de Kato, Steve Albini. O seu primeiro álbum, Jesus Urge Superstar, foi lançado em 1989 pela Touch and Go, uma gravadora independente. O álbum contou com Kriss Bataille na bateria. O seu segundo álbum, Americruiser, foi lançado em 1990. Jack "Jaguar" Watt da banda Baron Lesh foi o baterista e seu som a partir de então foi descrito como uma fusão Stonesy de rock de arena e punk. O álbum foi elogiado e fez sucesso nas rádios universitárias com o single principal, "Ticket to LA". Watt voltou para a Baron Lesh e foi substituído por Blackie Onassis no seu terceiro álbum, The Supersonic Storybook, que foi lançado em 15 de março de 1991. Depois de abrir para o Nirvana na turnê americana Nevermind, a Urge Overkill voltou ao estúdio para gravar o seu segundo EP, Stull, que foi lançado em 1992, com destaque, o single cover "Girl, You You Be a Woman Soon" de Neil Diamond.

 

Com um grande número de seguidores na época, eles assinaram um contrato com a Geffen Records. O seu quarto álbum, Saturation, foi lançado em 8 de junho de 1993, e para apoiar o álbum, eles abriram os shows do Pearl Jam em seu vs. tour. O single "Sister Havana" alcançou a sexta posição na Billboard Modern Rock Charts. Nash Kato assumiu os vocais no álbum, ao invés de King Roeser, que é o vocalista principal da banda. O álbum alcançou a posição 146 na Billboard 200. Em 1993, a banda contribuiu com a faixa "Take a Walk" para o álbum, No Alternative, em benefício da AIDS, produzido pela Red Hot Organization. Em 1994, o single cover "Girl, You You Be a Woman Soon" da banda, fez parte da trilha sonora do filme Pulp Fiction de Quentin Tarantino. Quando o filme se tornou um sucesso, a música alcançou a posição 59 na Billboard Hot 100. O seu quinto álbum, Exit the Dragon, foi lançado em 1995, e alcançou a posição 129 na Billboard 200. Kato e Roeser começaram a brigar, resultando na saída de Roeser da banda. Kato e Onassis, assinaram um contrato da banda com a 550 Music da Sony no início de 1997. Kato lançou o seu primeiro álbum solo, Debutante, em 2000.

 

Em 2004, Kato e Roeser reformaram a Urge Overkill sem Onassis, recrutando o guitarrista Mike "Hadji" Hodgkiss no baixo, o tecladista Chris Frantisak e o baterista Nate Arling, que mais tarde foi substituído por Brian "Bonn" Quast. O seu primeiro álbum ao vivo, Live at Maxwells 05/02/04, foi lançado em 2004. A banda fez shows no The Troubadour em West Hollywood, Double Door em Chicago, First Avenue em Minneapolis e no Bowery Ballroom em Nova York, e continuou a turnê pela Europa, América do Norte e Austrália. Em 19 de setembro de 2010, "Effigy", a primeira música da banda em 15 anos foi tocada no programa de rádio Anything Anything with Rich Russo na WRXP-FM em Nova York. A banda se apresentou no Mercury Lounge em Nova York, no dia 4 de outubro de 2010. O seu sexto álbum, Rock & Roll Submarine, foi lançado em maio de 2011, depois de 16 anos do álbum anterior. Uma turnê seguiu o lançamento do álbum. Em 8 de outubro de 2011, a Urge Overkill abriu os shows para o Weezer no Red Bull Riot Fest no Congress Theatre em Chicago. A banda foi a atração principal do Festival Square Roots, no Lincoln Square, em Chicago no dia 11 de julho de 2015.