bryan_adams.jpg
Bryan Adams

Bryan Guy Adams nasceu em Kingston, Ontário, no Canadá, no dia 5 de novembro de 1959. É um cantor, compositor e fotógrafo canadense. Adams comprou sua primeira guitarra elétrica aos 12 anos. Ele deixou a escola para tocar em um grupo chamado Shock. Ele começou a trabalhar na cena musical de Vancouver com bandas e como cantor de estúdio. Aos 15 anos, ele se tornou o vocalista da Sweeney Todd, uma banda de pub. Adams gravou o single "Roxy Roller", que ficou em 99º lugar nas paradas americanas. A Sweeney Todd lançou o álbum, If Wishes Were Horses, em 1977 com Adams anunciado como Bryan Guy Adams nos vocais. Ele deixou a banda aos 16 anos. Em 1978, aos 18 anos, Adams conheceu Jim Vallance, que se tornou o seu parceiro musical. No mesmo ano, Adams assinou contrato com a A&M Records. Em 1979, ele fez um acordo com o empresário canadense Bruce Allen, e até hoje ele ainda é seu empresário. O seu primeiro álbum, Adams, foi lançado em fevereiro de 1980. O single "Hidin 'from Love", alcançou a posição 64 na parada de rádio canadense RMP Current Hit. O seu terceiro álbum, Cuts Like a Knife, foi lançado em janeiro de 1983, foi o álbum de sucesso de Adams. O single "Straight from the Heart", alcançou a posição 10 na Billboard Hot 100. Em setembro de 1983, Bonnie Tyler lançou sua versão no seu álbum de estúdio, Faster Than the Speed of Night. .

 

A A&M lançou a trilha sonora do filme A Night in Heaven, com a sua canção "Heaven". Adams ganhou inúmeros prêmios da indústria musical durante o ano, bem como o Juno Awards de melhor cantor masculino. Em fevereiro de 1984, ele fez uma turnê pela Austrália, Nova Zelândia e Hawaí com o The Police. O seu quarto álbum, Reckless, foi lançado em 5 de novembro de 1984 e alcançou o topo na Billboard 200 e no Canadian Album Chart. O álbum contou com o single "It's Only Love", um dueto com Tina Turner, e em 1986, o single ganhou o prêmio MTV Video Music de Melhor Performance no Palco. No dia 13 de julho, Bryan compareceu ao show do Live Aid, da Filadélfia, no palco do JFK Stadium. O seu primeiro álbum ao vivo, Live! Live! Live!, foi lançado foi em dezembro de 1989 no Japão, gravado ao vivo no festival Rock Werchter no dia 3 de julho de 1988, na Bélgica. Em abril de 1991, Adams e Mutt Lange escreveram e gravaram "(Everything I Do) I Do It For You" para a trilha sonora do filme Robin Hood: Prince Of Thieves. A canção se tornou o seu segundo single número 1 na Billboard Hot 100 e o primeiro hit número 1 no Reino Unido. O seu sexto álbum, Waking Up the Neighbours, foi lançado em 24 de setembro de 1991, e liderou as paradas em todo o mundo e alcançou a posição 6 na Billboard 200. O primeiro single do álbum foi a canção "(Everything I Do) I Do It For You", que deu a ele sua primeira indicação ao Globo de Ouro de Melhor Canção de um Filme.

 

O álbum ganhou muitos prêmios, incluindo um Grammy Awards em 1991 na categoria de Melhor Canção Escrita Especificamente para um Filme ou para a TV. O seu sétimo álbum, 18 til I Die, foi lançado em 4 de junho de 1996, e apresenta o single "Star", que foi incluída na trilha sonora do filme Jack, dirigido por Francis Ford Coppola. O álbum alcançou o primeiro lugar nas paradas na UK Albums Chart. Em 26 de novembro de 1999, ele participou como convidado da comemoração dos 60 anos de Tina Turner. Durante uma turnê na América do Norte, Adams dividiu o palco com o Def Leppard. Em abril de 2006, ele foi induzido no Canadian Music Hall of Fame. Também em 2006, Adams co-escreveu a canção gospel "Never Gonna Break My Faith" para Aretha Franklin, que ganhou o Grammy Awards, e foi apresentado no filme Bobby, que teve uma indicação ao Globo de Ouro em 2007. Em maio de 2007, por ocasião de seu 25º concerto na Wembley Arena, ele recebeu o Wembley Square Of Fame. O seu álbum acústico ao vivo, Bare Bones, foi lançado em novembro de 2010, para comemorar 30 anos de carreira. Em 19 de fevereiro de 2011, Adams e sua banda tocaram em Kathmandu, que foi organizada pela ODC Network e fez dele o primeiro artista internacional a se apresentar no Nepal. O seu décimo quarto álbum, Shine a Light, foi lançado em 1 de março de 2019. O álbum estreou no número 1 no Canadian Albums Chart e ganhou o Juno Award de Melhor Álbum Adulto Contemporâneo.