top of page
rea.jpg
Chris Rea - Fool (If You Think It's Over)
00:00 / 00:25
Chris Rea

Christopher Anton Rea nasceu em 4 de março de 1951 em Middlesbrough, Yorkshire, na Inglaterra. É um cantor, compositor e guitarrista britânico. O nome Rea era bem conhecido localmente graças à fábrica de sorvetes e rede de cafés de seu pai. Rea comprou sua primeira guitarra em seus vinte e poucos anos. Em 1973, ele se juntou à banda local de Middlesbrough, a Magdalene, que anteriormente incluía David Coverdale, que havia saído para se juntar ao Deep Purple. Ele começou a escrever músicas para a banda e só começou a cantar porque o cantor da banda não apareceu para uma apresentação. Rea então formou a banda The Beautiful Losers, que recebeu o prêmio Melody Maker 's Best Newcomers em 1973. Ele garantiu um contrato de gravação solo com a Magnet Records, e lançou o seu primeiro single "So Much Love" em 1974. A própria banda se separou em 1977. Ele gravou o seu primeiro álbum naquele mesmo ano, mas as gravações foram literalmente queimadas. O seu primeiro álbum de estúdio, Whatever Happened to Benny Santini?, foi lançado em junho de 1978. O álbum alcançou a posição 49 na Billboard 200, e ficou nas paradas por 12 semanas. O primeiro single do álbum, "Fool (If You Think It's Over)", foi o maior sucesso de Rea nos EUA, alcançando o primeiro lugar na parada Adult Contemporary Singles e o número 12 na Billboard Hot 100. O seu sexto álbum, Wired to the Moon, foi lançado em outubro de 1984, e foi o seu primeiro álbum no Top 40 na UK Albums Chart, alcançando o número 35. O seu nono álbum, Dancing with Strangers, foi lançado em 1987, e alcançou o segundo lugar na UK Albums Chart.

 

Em 1986, Rea foi um ato de apoio junto com The Bangles e The Fountainhead para o Queen no Slane Concert. Em 1987, a sua turnê mundial Dancing with Strangers incluiu dois shows na Wembley Arena, e os primeiros shows de Rea na Austrália e no Japão. A sua primeira compilação, New Light Through Old Windows, foi lançada em 1988, e alcançou a quinta posição na UK Albums Chart. O lançamento foi seguido por uma turnê internacional com mais de 45 datas. O seu décimo álbum de estúdio, The Road to Hell, foi lançado em 1989, e se tornou seu primeiro álbum número 1 na UK Albums Chart. Enquanto o álbum alcançou a posição 107 na Billboard 200. Em dezembro de 1989, Rea fez parte no single do Band Aid II "Do They Know It's Christmas?". O seu décimo primeiro álbum, Auberge, foi lançado em 1991, e repetiu o sucesso, alcançando o primeiro lugar na UK Albums Chart, e foi outro sucesso em toda a Europa. Em julho de 1994, Rea se apresentou com Peter Gabriel e outros no Festival Sonoria em Milão. No mesmo ano, Rea desenvolveu úlceras estomacais. No ano seguinte, ele pegou peritonite e quase morreu. Enfrentando a perspectiva de nunca mais cantar, fazer turnês ou se apresentar em público, ele caracteristicamente embarcou em uma mudança radical de carreira e entrou no cinema. O seu décimo sexto álbum, King of the Beach, foi lançado em outubro de 2000, e alcançou a posição 26 na UK Albums Chart. Rea foi diagnosticado com câncer de pâncreas pela primeira vez com apenas 33 anos. Em 2000, ele foi submetido a um procedimento de Whipple, que resultou na remoção da cabeça do pâncreas e parte do duodeno, ducto biliar e vesícula biliar.

 

Desde que fez esta cirurgia, Rea teve problemas com diabetes e um sistema imunológico mais fraco, necessitando tomar 34 comprimidos e 7 injeções por dia. Ele foi submetido a várias operações subsequentes. Tendo prometido a si mesmo que, se ele se recuperasse, voltaria às raízes do blues, ele fundou a gravadora Jazzee Blue. Em fevereiro de 2008, Rea lançou o seu vigésimo segundo álbum, The Return of the Fabulous Hofner Bluenotes, dedicado às guitarras Höfner dos anos 1960, com 38 faixas em três CDs e dois discos de vinil. O lançamento do álbum foi seguido por uma turnê européia. Parte da turnê foi gravada e o seu primeiro DVD ao vivo e também o seu primeiro álbum ao vivo, The Road to Hell & Back, lançado em outubro de 2006. Rea se apresentou no Festival de Jazz de Montreux de 2014. Rea sofreu um derrame em 2016 que o deixou com fala arrastada e movimento reduzido em seus braços e dedos. Logo depois, ele parou de fumar para evitar mais derrames e se recuperou o suficiente para gravar e fazer turnês. O seu vigésimo quarto álbum, Road Songs for Lovers, foi lançado em setembro de 2017, e embarcou em uma turnê europeia começando em outubro até dezembro. Em 9 de dezembro, Rea desmaiou durante uma apresentação no New Theatre Oxford, o 35º concerto da turnê. Ele foi levado ao hospital onde sua condição foi estabilizada. O seu vigésimo quinto álbum de estúdio, One Fine Day, recebeu um lançamento limitado em 18 de outubro de 2019 pela Rhino Entertainment em CD e vinil.

bottom of page