Dr. Sin

Pronuncia-se Doctor Sin. É uma banda brasileira de hard rock. Os irmãos Andria e Ivan Busic formaram as suas primeiras bandas, a Platina em 1984 e a Cherokee em 1988. O guitarrista Edu Ardanuy já fazia jams com os Busics nos bares de São Paulo. Em 1989, eles tocam como banda de apoio na gravação do álbum solo do guitarrista Wander Taffo recém saído da banda Radio Taxi. Dois anos depois, é formada a banda Taffo, agora não mais como um solo de Wander Taffo, mas sim como uma banda. Eles gravam o CD Rosa Branca. Como convidado, Andria sai em turnê com a banda Ultraje a Rigor. Os Busic se juntam a Eduardo Ardanuy, que já havia tocado em bandas como Anjos da Noite e A Chave do Sol, e se tornam a banda de apoio do vocalista Supla. Após um álbum e alguns shows, o trio decidiu que era hora de investir na própria carreira. Já com o nome de Dr. Sin, eles viajam aos EUA para distribuir e divulgar seu trabalho. O primeiro show da banda foi no dia 11 de Janeiro de 92 no Black Jack em São Paulo, em fevereiro e março eles fazem 3 shows em Nova York nos EUA, em maio abrem para o Ian Gillan  do Deep Purple em São Paulo. Em 1992, assinam um contrato com a Warner Music. No começo de 1993, o Dr. Sin toca na mesma noite de bandas como Nirvana e L7 no Festival Hollywood Rock. O seu primeiro álbum, Dr. Sin, foi lançado em 23 de Outubro de 1993. Em 1994, a banda participou da primeira edição brasileira do Monsters of Rock.

 

Em 1995, a banda ganha um especial na MTV Americana, com narração da história da banda, e shows nos EUA e no Brasil. O seu segundo álbum, Brutal, foi lançado em 1995, e foi lançado no Japão com o título Silent Scream. No começo de 1997, a banda faz participação especial em 3 shows do Dream Theater. O seu terceiro álbum, Insinity, foi lançado em 1997. A banda se apresentou no Festival Skol Rock. Durante a turnê do álbum, o tecladista Joey Gross Brown toca em alguns shows, e fica como músico convidado fixo na banda. Em abril de 1998, a banda tocou em Curitiba, abrindo para o Quiet Riot. Em maio, a banda abre 3 shows para o guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, e nesse mesmo ano, lançam um álbum de sua apresentação, Live in Brazil. Em 2000, Mike Vescera se torna integrante definitivo da banda e passa a dividir os vocais com Andria. O seu quarto álbum, Dr. Sin II, foi lançado em 2000. Em meados de 2001, Vescera decide sair da banda. No final de 2002, o tecladista Joey Gross Brown saiu da banda e foi substituído por Rodrigo Simão. O seu quinto álbum, Listen to the Doctors, foi lançado em 2005 com gravações cover de músicas clássicos do rock. Em março de 2006, a banda faz shows com o Shaman. O seu sexto álbum, Bravo, foi lançado em 2007. Em 2008, Andria Busic entra como membro oficial da nova formação da banda Casa das Máquinas, e tocam no Festival Psicodália.

 

Eles ainda tocaram na Virada Cultural. No dia 07 de abril de 2009, o Dr. Sin abriu o show do Kiss, na Arena Anhembi. Recentemente a banda se apresentou ao lado da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo na Sala São Paulo no projeto Rock Sinfônico. Em 2010, os irmãos Busic inauguram seu próprio estúdio de gravação, o SONATA 84, que fica na capital de São Paulo. O seu oitavo álbum, Animal, foi lançado em 21 de julho de 2011. O seu nono álbum, Intactus, foi lançado em 2013. Em julho do mesmo ano, a banda disponibilizou sua discografia completa no iTunes. Em setembro de 2013, a banda se apresentou no Rock in Rio V no dia 19 de setembro e em outubro, a banda participou do Monster of Rock, e em seguida, a banda embarcou em uma turnê de 3 semanas nos EUA. Em Março de 2014, o Dr. Sin participou como banda principal do navio Motorcycle Rock Cruise. Em Agosto de 2015, a banda anunciou em sua página no Facebook que encerraria suas atividades. A turnê de despedida começou no dia 02 de outubro de 2015, e terminou no dia 20 de março de 2016. Em Março de 2016, o Dr. Sin havia encerrado suas atividades, Andria e Ivan formaram um novo projeto, a banda BUSIC. No entanto, em outubro de 2018, os irmãos retomam as atividades do Dr. Sin, agora com o guitarrista convidado Thiago Melo. Em agosto de 2019, o Dr. Sin assina com a gravadora Italiana Valéry Records para o lançamento na Europa, América e Ásia. O seu décimo álbum, Back Home Again, foi lançado em novembro de 2019 pela Roadie Crew.

 Rockdigital