Garbage

 

É uma banda de rock americana. Duke Erikson e Butch Vig estiveram em várias bandas, incluindo a Spooner e a Fire Town, com Steve Marker como engenheiro de som. Em 1983, Vig e Marker fundaram a Smart Studios em Madison e o trabalho de produção de Vig chamou à atenção da gravadora Sub Pop, onde Vig produziu o álbum Nevermind do Nirvana. A Spooner se reuniu em 1990 e lançou outro álbum, mas acabou em 1993. Em 1994, Vig se juntou a Erikson e Marker, e eles começaram a fazer remixes para artistas como U2, Depeche Mode, Nine Inch Nails. Essa experiência inspirou os três a formar uma banda. Marker estava assistindo 120 minutes da MTV quando viu o videoclipe de "Suffocate Me" da banda Angelfish. Ele mostrou o vídeo para Erikson e Vig, enquanto o empresário deles, Shannon O'Shea, localizava a cantora da banda, Shirley Manson. Em 8 de abril de 1994, Manson conheceu os três pela primeira vez em Londres. O Garbage foi colocado em espera até o Angelfish terminar a turnê na América do Norte, mas se desfez no final da turnê. Manson nunca havia escrito uma música antes, no entanto, desta vez ela foi convidada para se juntar à banda. O Garbage enviou fitas demo sem biografias, para evitar uma guerra de lances pelo histórico de produção de Vig. O Garbage assinou com a Mushroom UK em todo o mundo, e com a Almo Sounds, para a América do Norte.

 

O seu primeiro álbum, Garbage, foi lançado em 15 de agosto de 1995, o  estreou na posição 193 na Billboard 200, e na posição 12 na UK Albums Chart. A banda fez uma turnê ao longo de 1996. O single "Stupid Girl" alcançou a posição 4, tornando-se hit primeiro Top 10 da banda no UK Singles Chart. O Garbage apoiou o Smashing Pumpkins em sua turnê na arena até a overdose do tecladista Jonathan Melvoin, do Pumpkins. A banda se apresentou na MTV Europe Music Awards em Londres em 14 de novembro, e ganhou o prêmio Breakthrough no evento. O seu segundo álbum, Version 2.0, foi lançado em 4 de maio de 1998, pela Almo Sounds. O álbum estreou no número 1 no Reino Unido e no número 13 na Billboard 200. Em 4 de agosto, a banda foi contratada para apresentar o tema do filme de James Bond, The World Is Not Enough. O Garbage co-encabeçou uma turnê australiana com Alanis Morissette. A banda se reagrupou em 10 de abril de 2001, para a gravação do seu terceiro álbum, Beautiful Garbage, que foi lançado em 27 de setembro de 2001. O álbum estreou no topo na Billboard 's Top Eletrônico Albums Chart onde permaneceu por 8 semanas. A banda apoiou o U2 na terceira etapa do Elevation Tour. Em outubro, devido à crescente tensão dentro da banda, Vig se mudou para Los Angeles enquanto Manson retornava à Escócia. Durante o período de Natal, Vig decidiu dar outra chance à banda.

Em janeiro de 2004, a banda se reuniu novamente em Los Angeles para a gravação do álbum, com o baterista Matt Walker, o baixista Justin Meldal-Johnsen, e em 6 de fevereiro, Dave Grohl tocou bateria na música "Bad Boyfriend" do seu quarto álbum, Bleed Like Me, que foi lançado em 11 de abril de 2005, pela Geffen Records. Em 25 de agosto de 2005, o Garbage decidiu encerrar sua turnê na Austrália em 1 de outubro. A banda confirmou que eles estavam em hiato indefinido para dissipar os relatos de uma separação. A banda terminou seu hiato de 18 meses em 31 de janeiro de 2007, em um show beneficente em Glendale, Califórnia, organizado por Vig para ajudar a pagar os cuidados médicos do músico Wally Ingram após tratamento do câncer de garganta. O seu quinto álbum, Not Your Kind of People, foi lançado em 14 de maio de 2012. O álbum alcançou o número 13 na Billboard 200, e o número 10 na UK Albums Chart. A banda lançou seu primeiro DVD ao vivo, One Mile High ... Live, em maio de 2013. Em 2 de outubro de 2015, a banda lançou a Deluxe Edition do seu primeiro álbum, em comemoração ao 20º aniversário do álbum. O sexto álbum de estúdio, Strange Little Birds, foi lançado em 10 de junho de 2016. Em 2 de setembro de 2018, iniciou a 20 Years Paranoid Tour para marcar o vigésimo aniversário de seu segundo álbum, Version 2.0

 

 Rockdigital