top of page
r.i.p.png
Gary Moore - Still Got The Blues
00:00 / 00:25
Gary Moore

Robert William Gary Moore nasceuno dia 4 de abril de 1952 em Belfast, Irlanda do Norte. Foi um cantor, compositor e guitarrista virtuoso irlandês de Rock e Blues. Moore cresceu em Castleview Road em frente Stormont Parliament Buildings, na Upper Newtownards Road, no leste de Belfast e saiu da cidade ainda adolescente, por causa de problemas em sua família. Seus pais se separaram um ano depois. Com o objetivo de se tornar um músico, ele se mudou para Dublin aos 16 anos. A maior influência de Moore nos primeiros dias foi o guitarrista Peter Green do Fleetwood Mac, que foi mentor de Moore ao se apresentar em Dublin. Mais tarde, tendo visto Jimi Hendrix e John Mayall's Bluesbreakers em Belfast, seu próprio estilo estava se tornando um som de blues-rock que seria a forma dominante na sua carreira musical. Em Dublin, Moore se juntou ao grupo Skid Row, não a banda americana, com Noel Bridgeman e Brendan "Brush" Shiels. Foi nesse período que deu inicio a sua associação com Phil Lynott. Em 1970, Moore se mudou para a Inglaterra e permaneceu lá, além de dois curtos períodos nos EUA. Em 1973, sob o nome de The Gary Moore Band, ele lançou seu primeiro álbum, Grinding Stone, foi Lançado em maio de 1973, e recebeu o prêmio de álbum do Ano na KTAC-FM / Seattle-Tacoma em 1974. Nesse mesmo ano, ele se juntou novamente a Lynott, com a sua entrada no Thin Lizzy depois da partida de  Eric Bell.

 

De 1975 a agosto de 1978, foi membro do Coliseu II. Com a banda também colaborou no álbum Variations de Andrew Lloyd Webber em 1978. Em 1977, Moore se juntou novamente ao Thin Lizzy, primeiramente como um substituto temporário para Brian Robertson, e em uma base permanente um ano mais tarde. O seu primeiro álbum solo, Back on the Streets, foi lançado em 30 de setembro de 1978. A combinação da guitarra baseada de blues de Moore e a voz de Lynott produziu "Parisienne Walkways", que alcançou o Top 10 na UK Singles Chart. Em julho de 1979, ele deixou a banda para se concentrar em sua carreira solo, novamente com a ajuda de Phil Lynott. Em 1990, ele tocou o solo de guitarra principal em "She's My Baby" do Traveling Wilburys, no Vol. 3. O seu quarto álbum solo, Victims of the Future, foi lançado em dezembro de 1983, e alcançou a posição 12 na UK Albums Chart. O seu sexto álbum solo, Wild Frontier, foi lançado em 9 de março de 1987. Seu primeiro trabalho de estúdio depois de uma viagem de volta para sua terra natal, Belfast, na Irlanda do Norte em 1985. O álbum é dedicado à memória do amigo íntimo de Moore e ex-colega de banda do Thin Lizzy, Phil Lynott, que morreu no dia 4 de janeiro de 1986. O álbum alcançou a oitava posição na UK Albums Chart. O seu oitavo álbum, Still Got the Blues, foi lançado em 26 de março de 1990, com contribuições de Albert King, Albert Collins e George Harrison. A faixa-título foi lançada como single e alcançou a posição 97 na Billboard Hot 100.

 

O power trio BBM, foi formado em 1993 pelo baixista Jack Bruce, o guitarrista Gary Moore e o baterista Ginger Baker. Eles lançaram o álbum, Around the Next Dream, que foi lançado em 17 de maio de 1994 pela Virgin Records. Ele alcançou o nono lugar na UK Albums Chart em 1994. A faixa "Where in the World" foi lançada como single, alcançando a posição 57 na UK Singles Chart. A banda fez uma curta turnê pelo Reino Unido para coincidir com o lançamento do álbum e também tocou em alguns festivais de rock no continente, antes de se separar. O seu décimo terceiro álbum, Back to the Blues, foi lançado em 12 de março de 2001.  Moore voltou ao blues e continuou com este estilo nos próximos albuns. O seu décimo sétimo e último álbum solo, Bad for You Baby, foi lançado em 22 de setembro de 2008 pela Eagle RecordsGary Moore morreu de um ataque cardíaco durante o sono, durante a madrugada de 6 de fevereiro de 2011, aos 58 anos Na época, ele estava de férias com sua namorada no Hotel Kempinski em Estepona, na Espanha. Segundo o Daily Telegraph, o ataque cardíaco fatal de Moore foi provocado por uma enorme quantidade de álcool que ele consumira na noite de sua morte. O seu filho, Jack Moore tocou a canção "Danny Boy" na guitarra no funeral de seu pai.  Em 18 de abril de 2011, vários músicos se reuniram para um concerto de homenagem no bar The Gig For Gary de Whelan, em Dublin, na Irlanda

bottom of page