J. Geils Band
Foi uma banda americana de Blues Rock. Em meados da década de 1960, John Geils participouy do Worcester Polytechnic Institute, e ele formou o trio, Snoopy e o Sopwith Camels de Blues Acústico com o baixista Danny Klein e o tocador de gaita Magic Dick. Em 1968, a banda mudou para o som elétrico e recrutou o baterista Stephen bladd e o vocalista Peter Wolf. Eles mudaram o nome da banda para J. Geils Blues Band, e mais tarde a palavra Blues saiu do nome. O fã da banda, Seth Justman se juntou nos teclados e a banda começou a se destacar na área de Boston. Em 1970, a banda assinou um contrato com a Atlantic Records. O seu primeiro álbum, The J. Geils Band, foi lançado em 16 de novembro de 1970. A banda começou a tocar nas rádios com o lançamento de seu primeiro single, o rock cover "First I Look at the Purse". O seu segundo álbum, The Morning After, foi lançado em 2 de outubro de 1971. A versão cover de "Lookin' for a Love", foi o seu Top 40 na Billboard Hot 100. O seu terceiro álbum, Bloodshot, foi lançado em 12 de abril de 1973, e alcançou a posição 10 na Billboard 200. A canção "Give it to me", alcançou a posição 30 na Billboard Hot 100. O quarto álbum, Ladies Invited, foi lançado em 9 de novembro de 1973.
O seu quinto álbum, Nightmares...and Other Tales from the Vinyl Jungle, foi lançado em 25 de setembro de 1974, e alcançou a posição 26 na Billboard 200. Mais tarde naquele ano, a banda começou a tocar em arenas nos EUA com uma variedade de artistas, incluindo os Rolling Stones, Peter Frampton, e Rod Stewart. O seu nono álbum, Love Stinks, foi lançado em Janeiro 1980 e rendeu dois singles no Top 40 na Billboard Hot 100 A banda passou o ano em turnê nos EUA, Europa, e no Japão pela primeira vez. O seu décimo álbum, Freeze Frame, foi lançado em 26 de outubro de 1981, e alcançou o topo na Billboard 200 por 4 semanas. O primeiro single "Centerfold", alcançou o topo na Billboard Hot 100, e manteve por seis semanas, e o segundo single "freeze frame", alcançou a quarta posição, a banda abriu os shows do U2 na sua turnê. O seu terceiro álbum ao vivo, Showtime!, foi lançado em 12 de novembro de 1982. Peter Wolf deixou a banda em 1983. Seth Justman assumiu os vocais. O seu décimo primeiro álbum, You're Gettin' Even While I'm Gettin' Odd, foi lançado em 5 de outubro de 1984, e foi o único gravado sem Wolf nos vocais. O álbum não foi um sucesso comercial, e a banda se dissolveu em 1985, depois de contribuir com a canção do filme de terror Fright Night.
A banda se uniu com Wolf em 1999 para a sua 99 Reunion Tour. No final da turnê, Wolf retornou com a turnê da sua própria banda. Em 22 de maio de 2006, todos os 6 membros originais tiveram uma reunião surpresa no 60 º aniversário do baixista Danny Klein no Scullers Jazz Club, em Boston. A J. Geils Band embarcou em uma curta turnê nos EUA em agosto e setembro de 2012. No entanto, eles partiram para a turnê sem John Geils. Ele apresentou uma ação judicial contra os outros membros da banda sobre o uso do nome para uma turnê sem ele, e perdeu a ação. Geils deixou permanentemente a banda. John Geils faleceu de causas naturais na idade de 71 no dia 11 de abril de 2017, em sua casa em Groton, Massachusetts. A J. Geils Band continuou ativa. Em 30 de maio de 2013, eles tocaram no show Boston Strong no TD Garden em Boston, com a participação de vários artistas. e foi a banda de abertura do Bon Jovi em vários locais nos EUA, começando em outono de 2014. No início de 2015, a The J. Geils Band foi a banda de abertura do Bob Seger and the Silver Bullet Band na maioria das datas da turnê pela América do Norte.