J. Geils Band

Foi uma banda americana de blues rock. Em meados da década de 1960, enquanto John Geils participava do Worcester Polytechnic Institute, ele formou o trio de blues acústico, Snoopy e o Sopwith Camels, com o baixista Danny Klein e o tocador de gaita, Magic Dick. Em 1968, a banda mudou para o som elétrico e recrutou dois músicos de Boston, o baterista Stephen bladd e o vocalista Peter Wolf. Eles se tornaram o J. Geils Blues Band, mais tarde a palavra Blues saiu do nome da banda. O fã da banda, Seth Justman se juntou nos teclados e a banda começou a se destacar na área de Boston.A banda assinou um contrato com a Atlantic Records em 1970. A J. Geils Band gravou seu álbum estréia, The J. Geils Band, em agosto 1970 e foi lançado em novembro. A banda começou a tocar nas rádios com o lançamento de seu primeiro single, o rock cover "First I Look at the Purse". O seu segundo álbum, The Morning After, foi lançado em 1971. A versão cover de "Lookin' for a Love", foi o seu Top 40 na Billboard

 

O seu terceiro álbum, Bloodshot, alcançou a posição 10 na Billboard 200. A canção "Give it to me", alcançou a posição 30 na Billboard Charts. As cópias originais dos EUA do álbum Bloodshot foram distribuídas em vinil vermelho, em vez do preto habitual, combinando com o estilo vermelho dos rótulos da Atlantic Records de 1950. O quarto álbum, Ladies Invited, foi lançado em 1973. O seu quinto álbum, Nightmares...and Other Tales from the Vinyl Jungle, foi lançado em 1974, e alcançou a posição 26 na Billboard 200. Mais tarde naquele ano, a banda começou a tocar em arenas nos EUA com uma variedade de artistas, incluindo os Rolling Stones, Peter Frampton, e Rod Stewart. O seu nono álbum, Love Stinks, foi lançado em Janeiro 1980 e rendeu dois singles Top 40. A banda passou o ano em turnê nos EUA, Europa, e no Japão pela primeira vez. A banda seguiu o sucesso com o seu décimo álbum, Freeze Frame, que alcançou o topo no início de 1982 por quatro semanas. O primeiro single "Centerfold" alcançou o topo por seis semanas na Billboard Hot 100. A canção "freeze frame" alcançou a posição 4 em abril 1982. Em 1982, a banda abriu os shows do U2 numa turnê de um mês em março de 1982. 

 

O seu terceiro álbum ao vivo, Showtime!, foi lançado em 12 de novembro de 1982. Peter Wolf deixou a banda em 1983. Seth Justman assumiu os vocais. O seu décimo primeiro álbum, You're Gettin' Even While I'm Gettin' Odd, foi o único gravado sem Wolf nos vocais. O álbum foi lançado em 5 de outubro de 1984. O álbum não foi um sucesso comercial. A banda então se dissolveu em 1985, depois de contribuir com a canção título para o filme de terror Fright Night. A banda se uniu com Wolf em 1999 para uma turnê de 13 datas. Quando a 99 Reunion Tour terminou, Wolf retornou à turnê com sua própria banda. Em 22 de maio de 2006, todos os seis membros originais tiveram uma reunião surpresa no 60 º aniversário do baixista Danny Klein no Scullers Jazz Club, em Boston. A J. Geils Band embarcou em uma curta turnê dos EUA em agosto/setembro de 2012. No entanto, eles partiram para a turnê sem J. Geils. Ele apresentou uma ação judicial contra os outros membros do grupo sobre o uso do nome para uma turnê sem ele, e Geils deixou permanentemente a banda. J. Geils morreu de causas naturais na idade de 71 em 11 de abril de 2017, em sua casa em Groton, Massachusetts.

 Rockdigital