joe_cocker.jpg
Joe Cocker

John Robert Cocker nasceu em Sheffield no dia 20 de maio de 1944. Foi um cantor de rock britânico. A sua primeira experiência cantando em público foi aos 12 anos, quando seu irmão mais velho, Victor, o convidou para subir no palco para cantar durante um show de seu grupo de skiffle. Em 1960, junto com três amigos, Cocker formou seu primeiro grupo, o The Cavaliers e se separaram depois de um ano. Em 1961, sob o nome artístico de Vance Arnold, ele continuou sua carreira com um novo grupo, o Vance Arnold and the Avengers. O grupo tocou principalmente nos pubs de Sheffield. Cocker desenvolveu um interesse pelo blues. Em 1963, eles marcaram seu primeiro show significativo quando apoiaram os Rolling Stones no Sheffield City Hall. Em 1964, Cocker assinou um contrato de gravação solo com a Decca Records e lançou o seu primeiro single, "I'll Cry Instead", um cover dos Beatles. Foi um fracasso e seu contrato de gravação com a Decca expirou no final de 1964. Depois que Cocker gravou o single, ele abandonou seu nome artístico e formou um novo grupo, o Joe Cocker Blues Band. Em 1966, após um hiato de um ano na música, ele se juntou a Chris Stainton, a quem havia conhecido vários anos antes, para formar a Grease Band que chamou a atenção do produtor Denny Cordell. Cocker gravou o single "Marjorine" sem a Grease Band em um estúdio de Londres. Ele então se mudou para Londres com Chris Stainton, e a Grease Band foi dissolvida. Cordell estabeleceu uma residência para Cocker no Marquee Club em Londres, e iniciou uma nova formação da Grease Band com Stainton.

 

Em 1968, Cocker obteve sucesso comercial com um rearranjo de "With a Little Help from My Friends", outro cover dos Beatles. O single permaneceu no Top 10 na UK Singles Chart por treze semanas antes de finalmente alcançar o número um, em 9 de novembro. Ele também alcançou o número 68 na Billboard Hot 100. A Cocker's Grease Band saiu em turnê pelo Reino Unido com o The Who no outono de 1968. A Grease Band embarcou em sua primeira turnê pelos EUA na primavera de 1969. O seu primeiro álbum solo, With a Little Help from My Friends, foi lançado em maio de 1969, e alcançou o número 35 na Billboard 200. Durante sua turnê pelos EUA, Cocker tocou em vários grandes festivais, incluindo o Newport Rock Festival e o Denver Pop Festival. Em agosto, Denny Cordell ouviu sobre o show planejado em Woodstock, Nova York, e convenceu o organizador Artie Kornfeld a reservar Cocker and the Grease Band para o Festival de Woodstock. O grupo teve que voar para o festival de helicóptero devido à grande multidão. O seu segundo álbum, Joe Cocker!, foi lançado em novembro de 1969. O álbum, alcançou a posição 11 na Billboard 200. Em agosto de 1969, Cocker se apresentou no Isle of Wight Festival em Wootton Bridge, Inglaterra. Ao longo de 1969, ele foi apresentado em programas de TV de variedades como The Ed Sullivan Show e This Is Tom Jones. No final do ano, Cocker dissolveu a Grease Band. Uma turnê americana já havia sido agendada, então ele teve que formar rapidamente uma nova banda com mais de 20 músicos. Denny Cordell batizou a nova banda de Mad Dogs & Englishmen.

 

O seu quarto álbum, I Can Stand a Little Rain, foi lançado em setembro de 1974, e alcançou a posição 11 na Billboard 200. O single, um cover de "You Are So Beautiful" alcançou a quinta posição na Billboard Hot 100. Em 1976, Cocker tinha uma dívida com a A&M Records e lutava contra o alcoolismo. Vários meses depois, ele conheceu o produtor Michael Lang, que concordou em gerenciá-lo com a condição de que ficasse sóbrio. Em 1979, Cocker se juntou à turnê Woodstock in Europe, que apresentava músicos como Arlo Guthrie e Richie Havens, que haviam tocado no Festival de Woodstock de 1969. Ele também se apresentou no Central Park de Nova York. O show foi gravado e lançado no álbum ao vivo, Live in New York. Em 1982, Cocker gravou o dueto "Up Where We Belong" com Jennifer Warnes para a trilha sonora do filme An Officer and a Gentleman. A canção foi um sucesso internacional, alcançando o número 1 na Billboard Hot 100, e ganhando um Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Pop de um Duo. O dueto também ganhou um Oscar de Melhor Canção Original. Cocker se apresentou na abertura do Woodstock '94 como um dos poucos que tocou no Festival Woodstock original em 1969. O seu vigésimo segundo e último álbum de estúdio, Fire It Up, foi lançado em 6 de novembro de 2012, e foi seguido por uma extensa turnê. O seu último show da turnê e sua última apresentação foi  no Loreley Open Air Theatre em Sankt Goarshausen em 7 de setembro de 2013. Joe Cocker faleceu de câncer de pulmão no dia 22 de dezembro de 2014 em Crawford, Colorado, aos 70 anos.