Foi uma banda americana de Rockabilly. Dorsey Burnette era um atleta competente com um interesse no boxe. Em 1949, Dorsey conheceu outro boxeador jovem chamado Paul Burlison que também conheceu Johnny Burnette, o irmão de Dorsey e os três se tornaram amigos e tinham um interesse mútuo pela música. Depois de se formar em um colégio católico em Memphis, Dorsey tentou ser um pugilista profissional. Ele trabalhou na Crown Electric Company com Paul Burlison como um aprendiz de eletricista. Johnny também trabalhou no convés em barcaças, atravessando o rio Mississippi. Paul Burlison se juntou a eles depois de sua despensa das Forças Armadas dos EUA e em 1952 ou 1953, eles formaram um grupo. Johnny Burnette cantou os vocais e tocou guitarra acústica, Dorsey tocou baixo e Paul Burlison tocou guitarra. Eles gravaram o seu primeiro single, "Go Mule Go" / "You're Undecided", para a pequena gravadora Von em 1954, sua formação aumentou com um quarto membro, o violinista Tommy Seeley. Por razões econômicas, em 1956, os três jovens se mudaram para Nova York, onde conseguiram uma audição com Ted Mack do programa de rádio Original Amateur Hour, onde ganharam uma competição por três vezes seguidas, o que lhes garantiu um lugar na fase final e um contrato de gravação com a Coral Records e se tornaram oficialmente o The Rock and Roll Trio. Eles participaram de uma turnê de verão com Carl Perkins e Gene Vincent.

 

O trio escreveu o single "Tear It Up", lançado em 5 de Junho de 1956, e gravou a sua versão de "Train Kept A'Rollin'". O seu primeiro álbum, Johnny Burnette & the Rock 'n Roll Trio, é registrado o primeiro uso de distorção de guitarra em uma sessão gravada. Lançado como um LP no Reino Unido pela Vogue / Coral Records em dezembro de 1956, e foi lançado novamente em sua estreia nos EUA pela Coral Records em 1957. Apesar de toda essa atividade, os três singles, que foram lançados durante este período não alcançaram as paradas nacionais. A fim de cobrir as suas despesas, o Trio foi forçado a fazer várias apresentações a noite. Esse ritmo de shows levou a brigas constantes entre o trio. Num show em Niagara Falls, no outono de 1956, depois de uma briga, Dorsey deixou o grupo uma semana antes de aparecerem no filme Rock, Rock, rock de Alan Freed. Johnny Burnette e Paul Burlison recrutaram Johnny Black para preencher o lugar de Dorsey e o Trio participou do filme. O grupo não conseguiu alcançar qualquer sucesso nas paradas e oficialmente se dissolveu no outono de 1957. Após se mudar para California, Dorsey encontrou trabalho como eletricista e começou a escrever canções em seu tempo livre. No outono de 1957, Johnny Burnette agora estava desempregado e ele decidiu tentar a sua sorte na Costa Oeste. Com um amigo, Joe Campbell, ele pegou uma carona em um vagão ferroviário para Los Angeles, onde se juntou a Dorsey.

 

Os irmãos tentaram ressuscitar O Rock and Roll Trio com Paul Burlison. Eles se juntaram, mas Dorsey decidiu voltar para Memphis e concentrar-se em seu negócio de eletricidade. Em novembro de 1957, os irmãos foram abordados pelo compositor John Marascalco, que tinha escrito "Ready Teddy" e "Rip It Up" para Little Richard, assim como "Good Night My Love" e outros sucessos. Ele estava procurando um cantor para ajudá-lo com uma nova música, "Bertha Lou". Dorsey e Johnny entraram num estúdio em Hollywood com músicos de seção para gravar duas canções, "Bertha Lou" e "‘Till The Law Says Stop". Johnny devia cantar os vocais, mas ele ainda estava sob contrato com a Coral Records. Os vocais foram feitos por Johnny FaireDorsey escreveu mais de 350 músicas interpretadas por Rick Nelson, Jerry Lee Lewis, Waylon Jennings, Glen Campbell e Stevie Wonder, entre muitos outros. A versão de Johnny Burnette do single "You're Sixteen" alcançou a posição 8 na Billboard Hot 100 em dezembro de 1960 e foi número 3 no Reino Unido em 1961. Em 14 de agosto de 1964, Johnny Burnette tinha ido numa viagem de pesca em Clear Lake, Califórnia. Na escuridão, seu pequeno barco de pesca sem luz foi atingido por um navio e o impacto o jogou no lago onde ele se afogou. Em 1979, Dorsey assinou com a Elektra / Asylum. Logo após seu primeiro lançamento do álbum Tall Oak Tree, no entanto, Dorsey Burnette morreu de um ataque cardíaco em sua casa na Califórnia em 19 de agosto de 1979, com a idade 46 anos.  

 

Johnny Burnette & The Rock n' Roll Trio

 Rockdigital