Mountain

 

É uma banda americana de hard rock. No início de 1969, Leslie West montou a banda Leslie West Mountain, com Norman Landsberg nos teclados e baixo e Ken Janick na bateria. Nesse período, o ex- colaborador do Cream, Felix Pappalardi, expressou interesse em produzir o trabalho de West. O seu álbum solo, Mountain, foi lançado em 1969, e contou com Pappalardi nos vocais, Landsberg e o baterista ND Smart. O tecladista Steve Knight entrou no lugar de Landsberg que saiu para formar outra banda, a Hammer. O nome da banda se tornou Mountain, depois do álbum solo de West, e a banda fez shows na Costa Oeste antes de tocar o seu terceiro show no Woodstock Festival de 1969 em Bethel, Nova York. A banda não apareceu no filme oficial, nem sua performance foi incluída no álbum ao vivo do festival. O 40th Anniversary Edition do Woodstock em DVD e Blu-ray filmou performances de "Beside The Sea" e "Southbound Train" do Mountain. Logo após o Woodstock, O baterista ND Smart foi substituído pelo baterista Laurence Corky Laing. O primeiro álbum da banda, Climbing!, foi lançado em março de 1970. A música "Mississippi Queen", alcançou a posição 21 na Billboard Hot 100, e foi destaque no filme cult de 1971, Vanishing Point, e o álbum alcançou a posição 17 na Billboard 200.

 

Durante a sua turnê, o Mountain gravou o seu segundo álbum, Nantucket Sleighride, lançado em janeiro de 1971. O seu terceiro álbum, Flowers of Evil, foi lançado em novembro de 1971, e consiste em um lado com músicas de estúdio e outro lado ao vivo, gravado no show no Fillmore East em New York. Em fevereiro de 1972, o Mountain se desfez depois de uma turnê pelo Reino Unido, devido ao abuso de drogas dentro da banda, o cansaço da estrada e a crescente deficiência auditiva de Pappalardi. O álbum ao vivo, Mountain Live: The Road Goes Ever On, foi lançado em abril de 1972. Pappalardi voltou ao trabalho de estúdio, enquanto West e Laing formaram a West, Bruce e Laing com o ex- baixista do Cream, Jack Bruce. Em agosto de 1973, o Mountain foi reformado com Allan Schwartzberg na bateria e Bob Mann nos teclados. A nova formação fez uma turnê pelo Japão e produziu o álbum duplo ao vivo, Twin Peaks, lançado em fevereiro de 1974. O seu quarto álbum, Avalanche, foi lançado em julho de 1974. Nesse álbum, Laing voltou a tocar bateria e David Perry se tornou o novo segundo guitarrista. A banda se separou novamente depois de fazer o seu último show no Felt Forum em Nova York, no dia 31 de dezembro de 1974. Em 17 de abril de 1983, Pappalardi foi baleado e morto pela sua esposa Gail Collins Pappalardi em seu apartamento no East Side Manhattan, no quinto andar.  

Depois de quase uma década separados, West e Laing reuniram o Mountain novamente, recrutando Miller Anderson no baixo em 1981, que foi substituído em 1984 por Mark Clarke. A banda gravou o seu quinto álbum, Go for Your Life, lançado no dia 9 de março de 1985. O álbum foi dedicado à memória de Pappalardi. Pouco tempo depois, a banda tocou com o Triumph no Prairie Capital Convention Center, em Illinois. O Mountain ficou inativo novamente até 1992, quando West e Laing se reuniram, e trouxeram Richie Scarlet para completar a formação. Scarlet foi substituído por Randy Coven. A formação com West, Laing e Mark Clarke estava de volta, e gravaram o seu sexto álbum, Man's World em 1996. Em 1998, o Mountain deu novamente um tempo até 2001. Naquele ano, com Scarlet de volta, a banda lançou o seu sétimo álbum, Mystic Fire, em 2002. Seu oitavo álbum, Masters of War, foi lançado em 2007, somente com covers de músicas de Bob Dylan e uma participação especial de Ozzy Osbourne. A banda não se apresenta ao vivo desde 2010. Em 20 de junho de 2011, West teve sua perna direita inferior amputada como resultado de complicações da diabetes. E desde então, ele vem se apresentando e gravando com seu próprio nome. Corky Laing formou o Corky Laing Plays Mountain em 2015. 

 Rockdigital