mrbig.jpg
M. Big

 

É uma banda americana de glam metal. Depois que o baixista Billy Sheehan deixou a banda de apoio de David Lee Roth em 1988, ele começou a montar uma nova banda com a ajuda de Mike Varney da Shrapnel Records. Ele recrutou Eric Martin, e logo em seguida adicionou o guitarrista Paul Gilbert e o baterista Pat Torpey. A banda recém-formada contratou Herbie Herbert para ser o seu empresário. Em 1989, eles assinaram com a Atlantic Records. O seu primeiro álbum, Mr. Big, foi lançado em 20 de junho de 1989. O álbum alcançou a posição 46 na Billboard 200. O álbum foi um sucesso no Japão. Em junho de 1990, a banda fez uma turnê pelos EUA abrindo os shows na Presto Tour do Rush. Em agosto de, duas canções, "Strike Like Lightning" e "Shadows", interpretadas por Mr. Big, foram lançadas com exclusividade na trilha sonora do filme de ação Navy SEALs. O seu segundo álbum, Lean into It, foi lançado em 26 de março de 1991, e alcançou a posição 15 na Billboard 200, enquanto o single "To Be with You" se tornou a primeira e única música da banda a alcançar o número 1 na Billboard Hot 100. O single seguinte, "Just Take My Heart", foi um hit Top 20, alcançando a posição 16 na Billboard Hot 100. Eles fizeram uma turnê pelo Reino Unido em abril e maio de 1991, e novamente em 1992. Em 1993, a banda lançou o cover de "Wild World" de Cat Stevens, alcançou a posição 27 na Billboard Hot 100. A sua popularidade continuou a crescer no Japão e em grande parte da Ásia. 

 

O seu sexto álbum ao vivo, Live At Budokan, foi lançado em 1997, e alcançou a posição 20 na Japanese Albums Chart. Nesse período, a banda entrou em hiato, e os membros da banda se dedicavam em outros projetos, e a banda se separou temporariamente em 1997. Gilbert deixou a banda em 1999, e, reformou a Racer X. Richie Kotzen, ex-guitarrista do Poison, foi contratado como guitarrista. O seu quinto álbum, Get Over It, foi lançado em 30 de julho de 1999 no Japão. O Mr. Big realizou uma turnê de 20 datas pelo Japão, seguida por um show na véspera de Ano Novo com o Aerosmith no Osaka Dome, em Osaka, no Japão. O álbum foi lançado nos EUA em março de 2000, seguido por uma curta passagem pelo Roxy Club, na Califórnia. O seu sexto álbum, Actual Size, foi lançado em agosto de 2001 no Japão e em setembro nos EUA. O álbum alcançou a quinta posição na Japanese Albums Chart. Foi o segundo e último álbum de estúdio deles com o guitarrista Richie Kotzen. No entanto, a tensão se desenvolveu entre Sheehan e os outros membros quando Sheehan começou a fazer turnê com Steve Vai. A banda fez uma turnê e finalmente se separou, em fevereiro de 2002, divulgando posteriormente um comunicado em maio. Uma reunião única do Mr. Big ocorreu no dia 13 de maio de 2008, em Los Angeles, na House of Blues, quando Paul Gilbert foi acompanhado no palco por Pat Torpey, Richie Kotzen e Billy Sheehan. Os três se divertiram tanto que decidiram entrar em contato com Eric Martin alguns dias depois, e uma reunião dos quatro membros originais, foi colocada em movimento.

 

Em 1 de fevereiro de 2009, um anúncio de rádio do Mr. Big, anunciou a reunião da formação original da banda para comemorar o vigésimo aniversário do seu álbum de estreia. Uma turnê pelo Japão começando em junho foi anunciada, com shows em dez locais, incluindo o Budokan. Eles fizeram seu primeiro show de reunião fora do Japão no Rock Cafe em Tallinn, na Estônia, em setembro de 2009. O Mr. Big fez uma turnê pela Índia em outubro de 2009 como parte da Reunion Tour, tocando em Bangalore, Dimapur e Shillong. A banda se apresentou no Download Festival em junho de 2011. O seu oitavo álbum, ... The Stories We Could Tell, foi lançado em 30 de setembro de 2014 no Japão. A banda confirmou que o substituto de Pat para a próxima turnê mundial seria o baterista Matt Starr. O seu nono e último álbum, Defying Gravity, foi lançado em 21 de julho de 2017. Pat Torpey foi diagnósticado com a doença de Parkinson, e tocou em algumas faixas do álbum, e outras foi executada pelo baterista Matt Starr. Em 7 de fevereiro de 2018, o baterista Pat Torpey morreu de complicações da doença de Parkinson aos 64 anos. Seu último show aconteceu no Wulfrun Hall em Wolverhampton em 23 de novembro de 2017. De acordo com Martin, uma vez que a banda tenha cumprido seus compromissos, eles irão se separar posteriormente. No entanto, isso não se materializou e a banda entrou em estado de hibernação com os membros dedicando-se a outros projetos. Em janeiro de 2021, Billy Sheehan disse que a banda ainda existe.