Pantera

Foi uma banda de metal americana. Em Arlington, no estado do Texas, originalmente chamada de Gemini, depois de Eternity, e finalmente se estabeleceu como Pantera, a banda foi formada por Vinnie Paul Abbott na bateria, Dimebag Darrell Abbott na guitarra, conhecido como Diamond Darrell e Terry Glaze na guitarra rítmica. A formação foi concluída com o vocalista Donnie Hart e o baixista Tommy D. Bradford. Em 1982, Hart deixou a banda e Glaze se tornou o vocalista principal da banda. Mais tarde naquele ano, Bradford também partiu e foi substituído por Rex Brown no baixo, conhecido como Rex Rocker. O Pantera lançou o seu primeiro álbum, Metal Magic, lançado em 10 de junho de 1983 pela Metal Magic Records, o próprio selo da banda. O seu segundo álbum, Projects in the Jungle, foi lançado em 27 de julho de 1984. O nome de Terry Glaze passou a ser creditado como Terrence Lee. A abordagem de glam rock de Terrence Lee não se encaixava no estilo da banda e ele foi demitido. O Pantera tentou vários vocalista, até contratar Phil Anselmo de dezoito anos. O seu quarto álbum, Power Metal, foi lançado em maio de 1988. A Atco Records assinou um contrato com a banda. O seu quinto álbum, Cowboys from Hell, foi lançado em 24 de julho de 1990, e se tornou o primeiro álbum da banda a alcançar a Billboard Music Charts Top Heatseekers na posição 27. 

 

A banda se apresentou no Monsters of Rock em Moscou com o AC/DC e o Metallica em setembro de 1991. O seu sexto álbum, Vulgar Display of Power, foi lançado em 25 de fevereiro de 1992. O álbum alcançou a posição 44 na Billboard 200. O Pantera saiu em turnê visitando o Japão pela primeira vez em julho de 1992 e depois se apresentou no festival Monsters of Rock na Itália. Foi nessa época que Darrell Abbott largou o apelido de Diamond Darrell, e Rex Brown abandonou o apelido de Rex Rocker. O seu sétimo álbum, Far Beyond Driven, foi lançado em 22 de março de 1994, que estreou no topo na Billboard 200 e na Austrália. O primeiro single do álbum, "I'm Broken”, ganhou o seu primeiro e único Grammy Award de Melhor Performance de Metal em 1995. Em 13 de julho de 1996, Anselmo tomou uma overdose de heroína uma hora depois de um show no Texas e foi socorrido. O seu primeiro álbum ao vivo, Official Live: 101 Proof, foi lançado em 29 de julho de 1997. Em 1998, Anselmo, os irmãos Abbott e Rex Brown começaram a se dedicar à projetos paralelos. O seu nono álbum, Reinventing the Steel, foi lançado em 21 de março de 2000. O álbum estreou na posição 4 na Billboard 200. O Pantera fez seu último show em Yokohama, no Japão, no festival Beast Feast em 28 de agosto de 2001.

 

Os membros da banda se envolveram em vários projetos paralelos. Os irmãos Abbott dissolveram oficialmente o Pantera em 2003. A dissolução da banda não foi amigável e, posteriormente, uma guerra de palavras foi travada entre os ex-colegas de banda pela imprensa. Após a dissolução, Darrell e Vinnie formaram a banda Damageplan. Em 8 de dezembro de 2004, menos de um minuto da primeira música de um show do Damageplan no Alrosa Villa em Columbus, Ohio, um homem de 25 anos chamado Nathan Gale subiu ao palco com uma arma, atirando e matando Darrell. Nenhum motivo foi dado sobre o motivo pelo qual Gale matou Dimebag Darrell e as outras vítimas. Darrell Abbott foi enterrado com a guitarra elétrica Charvel de listras pretas e amarelas de Eddie Van Halen, chamada de Bumblebee, Eddie ofereceu a guitarra original para o enterro. Dimebag pediu em seu testamento para ser enterrado em um Kiss Kasket, um caixão inspirado na banda Kiss. Gene Simmons enviou o seu próprio caixão. Em 11 de maio de 2006, estreou o episódio VH1 Behind the Music do Pantera. Em 22 de março de 2014, o Pantera lançou uma edição de aniversário de 20 anos do Far Beyond Driven, o seu sétimo álbum. Em 22 de junho de 2018, a Billboard.com anunciou que Vinnie Paul Abbott havia morrido aos 54 anos. 

 Rockdigital