

Rose Tattoo
É uma banda australiana de Hard Rock. A banda foi formada em Sydney, na Austrália em 1976 com Leigh Johnston na guitarra base e Tony Lake nos vocais principais, Peter Wells na guitarra slide e Michael Vandersluys na bateria. Ian Rilen se juntou ao baixo para que Wells se concentrasse na guitarra. Rilen aprendeu sozinho a tocar enquanto estava na prisão. Mick Cocks logo substituiu Johnston. Lake e Vandersluys foram substituídos por Angry Anderson e Dallas "Digger" Royall. O Rose Tattoo fez uma apresentação antecipada na véspera de Ano Novo no clube Chequers de Rock local. Os membros do AC/DC eram fãs e os recomendaram à sua gravadora, a Albert Productions. O seu primeiro single, "Bad Boy for Love", foi escrito por Rilen, que saiu antes de seu lançamento em outubro de 1977. O single alcançou a posição 19 na Parada Australiana Kent Music Report Singles Chart. Geordie Leach foi recrutado como baixista. O seu primeiro álbum, Rose Tattoo, foi lançado em 1978, e alcançou o Top 40 na Parada de Álbuns do Australian Kent Music Report. Leach deixou a banda em maio de 1979 para ser substituído por Lobby Loyde no baixo. Em setembro Loyde saiu e Leach retornou. O seu segundo álbum, Assault and Battery, foi lançado em setembro de 1981, e alcançou o Top 30 na Austrália. O guitarrista Robin Riley substituindo Cocks. O seu terceiro álbum, Scarred for Life, foi lançado em outubro de 1982. Em 1983, após a turnê pelos EUA, Riley, Royall e Wells saíram, e os guitarristas Greg Jordan e John Meyer foram recrutados.
O seu quarto álbum, Southern Stars, foi lançado em outubro de 1984, sendo o seu último álbum pela Albert Productions. A banda lançou um cover de "Born to be Wild" do Steppenwolf, foi o seu primeiro lançamento pela Mushroom Records. Meyer saiu da banda. O seu quinto álbum, Beats from a Single Drum, foi lançado em novembro de 1986. Logo depois, Anderson começou sua carreira solo e a banda se separou no final de 1987. No início da década de 1990, Anderson tentou reunir o Rose Tattoo, mas Dallas Royall faleceu em 1991 de câncer enquanto era tratado por seu vício em heroína e alcoolismo. A banda se reuniu em 1992. A Rose Tattoo apoiou o Guns N' Roses na parte australiana da sua Use Your Illusion Tour. Anderson, Wells, Cocks e Leach se juntaram ao novo baterista, Paul DeMarco. A reunião foi breve, pois cada um retornou a projetos solo. O Rose Tattoo, com o baixista original Ian Rilen substituindo Leach, se reuniu novamente em 1998 para a sua All Hell Breaks Loose!! Tour. Rilen permaneceu na banda apenas durante essa turnê. No ano seguinte, Leach retornou ao grupo mais uma vez, e o seu lugar foi ocupado por Steve King em 2000. No mesmo ano, a banda apareceu no festival Wacken Open Air como parte de sua turnê. O seu quinto álbum, Pain, foi lançado em 2002 pela gravadora independente SPV GmbH Records. Cocks voltou ao grupo. Peter Wells faleceu em 27 de março de 2006, quatro anos após seu diagnóstico de câncer de próstata.
Em 16 de agosto, o Rose Tattoo foi introduzido no Hall da Fama da Australian Recording Industry Association (ARIA). O membro fundador Ian Rilen faleceu em 30 de outubro de câncer de bexiga. Uma de suas últimas aparições públicas foi na introdução ao Hall da Fama. Em 21 de abril de 2007, Lobby Loyde faleceu, aos 65 anos, dois anos após ser diagnosticado com câncer de pulmão. Em junho, a Rose Tattoo apoiou o Guns N' Roses com Sebastian Bach na parte australiana da Chinese Democracy Tour. Em outubro, eles apoiaram o Motörhead nas datas da turnê australiana. Em 2008, eles tocaram no Download Festival na Inglaterra. O guitarrista Mick Cocks faleceu em 22 de dezembro de 2009 de câncer de fígado. Até 2010, 5 ex-membros morreram de vários tipos de câncer. A Rose Tattoo comemorou seu 35º aniversário em 2011. DeMarco foi preso em setembro de 2014, por fornecimento de armas e foi condenado a 6 anos de prisão. Em agosto de 2018, o baterista Jackie Barnes foi contratado. O seu oitavo álbum, Outlaws, foi lançado em 2020 pela Cleopatra Records, sendo uma regravação do álbum de estreia da banda, Rose Tattoo, lançado em 1978, com mais 3 músicas antigas. Em 1 de setembro de 2020, foi anunciado através das redes sociais da Rose Tattoo que John Meyer havia falecido. Dai Pritchard anunciou sua aposentadoria da Rose Tattoo em 14 de abril de 2021 via Facebook, para seguir na carreira na área da saúde mental. Bob Spencer anunciou sua aposentadoria da banda via Facebook em 18 de setembro de 2022, e foi substituído por Ronnie Simmons.