

Sha Na Na
É um grupo americano de Rock and Roll e Doo-Wop. O grupo Columbia Kingsmen cantava como parte do antigo grupo a cappella da Universidade de Columbia em 1968. O estudante George Leonard transformou seu show e se tornaram um ato comercial, e mudaram seu nome para Sha Na Na para se distinguir da banda The Kingsmen. George Leonard se tornou o coreógrafo original do Sha Na Na. O irmão de George, Rob Leonard, era um dos vocais do baixo e seu líder oficial. A formação original da banda contava com 12 artistas: Rob Leonard, Alan Cooper, nos vocais de baixo, Frederick "Dennis" Greene, Scott Powell, Donald "Donny" York, Dave Garrett e Rich Joffe nos vocais, Henry Gross na guitarra, Joe Witkin no piano, Elliot "Gino" Cahn na guitarra base, e Bruce "Bruno" Clarke no baixo e Jocko Marcellino na bateria. O Sha Na Na começou a se apresentar em 1969, no auge da contracultura hippie em um clube de Nova York frequentado por músicos de Rock e outros do mundo da música.
Com a ajuda de Jimi Hendrix, um amigo que conheceram no clube, eles conseguiram uma vaga no Festival de Woodstock. Sua apresentação precedeu imediatamente a de Hendrix, que encerrou o festival. A apresentação do Sha Na Na deixou o público encantado e perplexo. Sua música de encerramento, foi o hit número 1 de 1957-58 "At the Hop" foi incluído no documentário sobre o festival, e tornou o Sha Na Na nacionalmente famoso. O seu primeiro álbum, Rock & Roll Is Here to Stay!, foi lançado em 1969 e relançado em 1973 pela Kama Sutra Records, e alcançou a posição 183 na Billboard 200. De 1969 a 1971, a banda tocou, entre outros lugares, no Fillmore East e Fillmore West, abrindo para o Grateful Dead, Mothers of Invention e o The Kinks. Quando o Sha Na Na começou a atração principal em outros locais, um de seus atos de abertura foi Bruce Springsteen. O seu segundo álbum, Sha Na Na, foi lançado em 1971.
Em 1972, o Sha Na Na foi um dos quatro shows convidados por John Lennon e Yoko Ono para se apresentar com eles em seu show beneficente One-to-One no Madison Square Garden. O grupo apareceu no filme Grease de 1978. De 1977 a 1981, o grupo atingiu o auge de seu sucesso com seu próprio programa de TV Sha Na Na, com músicos convidados. Vinnie Taylor, que substituiu Billy Schwartz como guitarrista principal em 1971, morreu de overdose de drogas em 1974. O baixista Dave "Chico" Ryan morreu em 1998. O guitarrista Danny "Dirty Dan" McBride morreu de doença cardiovascular em 2009. Frederick "Denny" Greene morreu em 5 de setembro de 2015, após uma breve doença. No dia 22 de julho de 2019, o Sha Na Na comemorou o seu 50th Anniversary da sua apresentação no Woodstock Festival em 1969. O grupo lançou 18 álbuns musicais na sua carreira. Screamin' Scott Simon morreu de câncer de sinusite em Ojai, Califórnia, em 5 de setembro de 2024, aos 75 anos.