Sha Na Na

É um grupo americano de rock and roll doo-wop. Enquanto cursava a Universidade de Columbia, Robert Leonard e seu irmão George Leonard se tornaram membros do grupo a cappella The Kingsmen da escola em 1968, mas o nome foi mudado pois já existia um grupo usando esse nome. Em 1969, a banda doo-wop Sha Na Na nasceu quando George sugeriu mudar o estilo do grupo para um falso estilo do Brooklyn. A formação original trazia os vocalistas Rob Leonard, Scott Powell, Johnny Contardo, Frederick "Denny" Greene, Richard "Ritchie" Joffe e Don York, mais os guitarristas Chris Donald, Elliot Cahn e Henry Gross, o baixista Bruce Clarke, o baterista John "Jocko" Marcellino, os pianistas "Screamin'" Scott Simon e John "Bowzer" Bauman e o saxofonista Leonard Baker


O primeiro álbum, Rock And Roll Is Here to Stay, foi lançado pela Buddah Records menos de um ano após a criação do grupo no campus da Universidade de Columbia. O Sha Na Na começou a se apresentar em 1969 no auge da contracultura hippie, e alcançou fama nacional depois de tocar no Festival de Woodstock, onde Rob Leonard cantou a música "Teen Angel" quando a banda abriu para Jimi Hendrix. Sua aparição de 90 segundos no filme do Woodstock chamou a atenção nacional do grupo e ajudou a desencadear uma mania de nostalgia dos anos 50. De 1969 a 1971, a banda tocou, entre outros lugares, no Fillmore East e Fillmore West, abrindo para bandas como Grateful Dead, Mothers of Invention e o The Kinks. Quando o Sha Na Na começou a atração principal em outros locais, um de seus atos de abertura foi Bruce Springsteen.

 

Em 1972, o Sha Na Na foi um dos quatro artistas convidados por John Lennon e Yoko Ono a se apresentar com eles no show beneficente One-to-One no Madison Square Garden. O grupo apareceu em 1978 no filme Grease, e entre 1977 a 1982, o grupo chegou no auge de seu sucesso com o seu próprio programa de TV Sha Na Na que funcionou de 1977 a 1981. Ele foi um dos programas mais visto durante o seu período, com 97 episódios. O show contou com o grupo realizando hits dos anos 1950 e 1960, juntamente com esquetes de comédia. A canção "Sandy", cantada por John Travolta no filme, foi co-escrito especificamente para o filme por Screamin 'Scott Simon do Sha Na Na. A banda ainda continua a se apresentar com alguns dos integrantes originais. No dia 22 de julho de 2019, o Sha Na Na comemorou o seu 50th Anniversary da sua apresentação no Woodstock Festival em 1969. O grupo lançou dezoito álbuns musicais na sua carreira.

 Rockdigital