

Spooky Tooth
Foi uma banda inglesa de Blues Rock. No final de 1963, a banda The V.I.P.'s foi formada em Carlisle, Cumberland, na Inglaterra. Quando o tecladista Keith Emerson saiu no início de 1967 para formar o The Nice, o guitarrista Luther Grosvenor, o vocalista Mike Harrison, o baterista Mike Kellie e o baixista Greg Ridley mudaram o nome da banda para Art. Em outubro do mesmo ano, a banda então se desfez, e os membros da formação final da banda, formaram a Spooky Tooth, com a adição do tecladista/vocalista americano Gary Wright. O seu primeiro álbum, It's All About, foi lançado em 26 de julho de 1968 pela Island Records. O seu segundo álbum, Spooky Two, foi lançado em março de 1969. Foi o último álbum lançado pela formação original e incluiu a canção cover de "Evil Woman". Em 1969, Ridley saiu da banda e se juntou ao Humble Pie. Ele foi substituído por Andy Leigh. O seu terceiro álbum, Ceremony, foi lançado em dezembro de 1969, como um projeto junto com o compositor francês Pierre Henry de música eletrônica. O lançamento mundial do álbum, ocorreu em 2 de setembro de 1970 no Olympia, em Paris, na França. Wright deixou a banda após o lançamento do álbum. O seu terceiro álbum, The Last Puff, foi lançado em julho de 1970 pela Island Records. No álbum, a banda foi anunciada como Spooky Tooth featuring Mike Harrison.
No outono de 1970, a banda embarcou numa turnê europeia que foi realizada com Harrison, Grosvenor, Kellie, o tecladista John Hawken e o baixista Steve Thompson. Logo em seguida, a banda se desfez. Em setembro de 1972, Harrison e Wright reformaram a Spooky Tooth. O seu quarto álbum, You Broke My Heart So I Busted Your Jaw, foi lançado em maio de 1973 pela Island Records. O guitarrista fundador Grosvenor não retornou à banda, pois havia se juntado ao Mott the Hoople, adotando o nome artístico de Ariel Bender. Grosvenor foi sucedido por Mick Jones. O baixista foi Ian Herbert, e depois Chris Stewart. O seu quinto álbum de estúdio, Witness, foi lançado em novembro de 1973. Harrison saiu após o lançamento do álbum e Mike Patto se tornou o novo vocalista, ao lado de Wright. O seu sexto álbum, The Mirror, foi lançado em outubro de 1974, com o novo baixista Val Burke e Bryson Graham de volta à bateria. Devido ao fracasso do álbum, Wright saiu mais uma vez para seguir carreira solo e a banda se dissolveu novamente em novembro de 1974. Mick Jones formou o Foreigner em 1976. Ridley se tornou membro do Humble Pie. Greg Ridley faleceu no dia 19 de novembro de 2003 em Alicante, na Espanha, de pneumonia, aos 62 anos.
Harrison, Grosvenor, Ridley e Kellie se reuniram como Spooky Tooth em alguns momentos de 1997 e 1998, o que resultou no seu sétimo álbum, Cross Purpose, que foi lançado em fevereiro de 1999. Foi o primeiro álbum da banda em 25 anos. Em junho de 2004, Harrison, Wright e Kellie se reuniram novamente como Spooky Tooth com Joey Albrecht na guitarra e Michael Becker no baixo para dois shows na Alemanha, resultando no seu primeiro álbum ao vivo, Nomad Poets, que foi lançado em 2007. Em fevereiro de 2008, a formação mais recente do Spooky Tooth, com Harrison, Wright e Kellie, além do guitarrista Steve Farris, do Mr. Mister, e Shem von Schroeck no baixo, realizou uma série de shows na Europa. Em 29 de maio de 2009, essa mesma formação com o baterista Tom Brechtlein substituindo Kellie, tocou na comemoração do 50º aniversário da Island Records no Shepherd's Bush Empire, antes de sair em turnê pela Alemanha em junho daquele ano. Mike Kellie faleceu no dia 18 de janeiro de 2017, aos 69 anos, após uma breve doença, e Mike Harrison faleceu no dia 25 de março de 2018, aos 72 anos. Gary Wright faleceu no dia 4 de setembro de 2023, em sua casa na Califórnia, aos 80 anos.