The Damned
É uma banda britânica de Rock. Rat Scabies conheceu Brian James através de uma audição fracassada como baterista da banda London SS. Quando eles decidiram começar a sua própria banda, com James na guitarra e Scabies na bateria. Eles convidaram Sid Vicious e Dave Vanian para uma audição para ser o vocalista. Apenas Vanian apareceu e conseguiu o papel. Capitain Sensible se tornou o baixista da banda, e se autodenominaram The Damned. A banda fez o seu primeiro show no dia 6 de julho de 1976, apoiando os Sex Pistols no 100 Club. Como parte da crescente cena Punk de Londres, a The Damned tocou novamente no clube em 20 de setembro no 100 Club Punk Festival. Em 22 de outubro, a Stiff Records lançou o seu primeiro single "New Rose", e se tornou a primeira banda Punk do Reino Unido a lançar um single. O lado B do single foi um cover rápido de "Help!", dos Beatles. Quando os Sex Pistols lançaram seu single, eles levaram a The Damned, junto com The Clash e Johnny Thunders & The Heartbreakers, para abrir as suas apresentações na Anarchy Tour of the UK de dezembro. A The Damned foi expulsa da turnê por Malcolm McLaren, o empresário do Sex Pistols, antes que ela terminasse. O seu primeiro álbum, Damned Damned Damned, foi lançado em 18 de fevereiro de 1977. Foi o primeiro álbum completo lançado por uma banda Punk britânica. Eles se tornaram a primeira banda Punk britânica a fazer uma turnê pelos EUA. O seu segundo álbum, Music For Pleasure, foi lançado em 18 de novembro de 1977. Seu fracasso levou a banda a ser retirada da Stiff Records.
Scabies também ficou descontente com o álbum, e saiu da banda após a gravação. Ele foi substituído por Jon Moss, até que a banda decidiu se separar em fevereiro de 1978. Os membros da banda trabalharam em uma série de breves projetos paralelos e gravações solo. Scabies formou a banda Les Punks para um show no final em 1978. Foi uma quase reunião do The Damned que contou com Scabies, Vanian, Sensible e o baixista Lemmy. A The Damned reformulou provisoriamente com a formação Les Punks no início de 1979, mas originalmente se apresentou como The Doomed para evitar possíveis problemas de marca registrada. A banda passou oficialmente para The Damned novamente, fazendo o seu primeiro show com esse nome em abril de 1979, e assinando um contrato com a Chiswick Records. Em 1982, Sensible estava dividindo seu tempo entre a The Damned e sua própria carreira solo, e fez o seu último show com a banda no Brockwell Park. O seu sexto álbum, Phantasmagoria, foi lançado em julho de 1985. Em janeiro de 1986, o single não-álbum "Eloise", um cover de um hit de 1968 de Barry Ryan, foi um sucesso e alcançou a terceira posição na UK Singles Chart, a colocação mais alta da banda até hoje. No entanto, o seu sétimo álbum, Anything, lançado em novembro de 1986, foi um fracasso comercial. No final de 1987, a The Damned começou a trabalhar em um novo álbum para a MCA, mas o resultado dessas sessões permanece inédito, pois o contrato da gravadora foi dissolvido. James e Sensible se juntaram a banda temporariamente para algumas aparições ao vivo, incluindo um show no London Town and Country Club em junho de 1988.
Após um show de despedida na Brixton Academy de Londres, a banda se desfez novamente. Embora oficialmente em hiato, a banda lançou dois singles em 1990. Em 1993, a banda se reformou novamente com Scabies, Vanian, os guitarristas Kris Dollimore, Alan Lee Shaw e o baixista Moose Harris. O seu sétimo álbum, Not of This Earth, foi lançado em 11 de novembro de 1995. Sensible e Vanian retornaram em 1996 e mais uma formação do The Damned apareceu. O baixista Paul Gray foi substituído por Patricia Morrison. O seu nono álbum, Grave Disorder, foi lançado em 2001 pela Nitro Records. Patricia Morrison e Vanian se casaram. Em 2004, Morrison se aposentou da banda. Seu substituto no baixo foi Stu West. Em novembro de 2009, na etapa britânica de sua turnê mundial, a The Damned apoiou a banda Motörhead do Lemmy, ex-baixista da banda em 1979. Em 2012, eles tocaram pela primeira vez na América do Sul, com datas em São Paulo no Brasil e Buenos Aires na Argentina. Em 12 de setembro de 2015, o ex-baixista Bryn Merrick faleceu de câncer na garganta. Em 11 de setembro de 2017, a banda anunciou que Stu West estava deixando a banda e o ex-baixista Paul Gray retornaria para o seu décimo primeiro álbum, Evil Spirits, que foi lançado em 13 de abril de 2018, e alcançou a sétima posição na UK Albums Chart, sua posição mais alta nas paradas. Em 25 de outubro de 2019, Pinch anunciou que deixaria a banda após 20 anos. Seu último show com a The Damned foi no London Palladium em 27 de outubro de 2019. Depois de duas décadas que não tocavam juntos, a formação original com Dave Vanian, Captain Sensible, Brian James e Rat Scabies, saíram em turnê em 2022.