warrant.jpg
Warrant

É uma banda americana de metal rock. A banda foi formada em 1984 pelo baterista Max Asher, que nomeou a banda enquanto ainda estava no colégio. A primeira formação incluiu o vocalista Adam Shore, o baterista Max Asher, o guitarrista Josh Lewis, Erik Turner e o baixista Chris Vincent, que foi rapidamente substituído por Jerry Dixon. Em setembro de 1986, Shore e Asher saíram para criar a banda Hot Wheelz. Mais tarde naquele mês, Erik Turner estava em um show da banda Plain Jane e ficou impressionado com a composição e a performance do vocalista da banda, Jani Lane e convidou ele e o baterista Steven Sweet para tocar com sua banda no db Sound de Hollywood em setembro de 1986. Lane e Sweet, junto com o guitarrista Joey Allen, que substituiu Lewis, completando a formação renovada em 1987. Depois de alcançar a fama na cena club de Los Angeles, a banda gravou uma fita demo em setembro de 1987 para a Paisley Park Records, a gravadora do Prince. Com grandes gravadoras se interessando e após gravar faixas para a A&M Records, a banda também participou da trilha sonora do filme Bill and Ted's Excellent Adventure. Em janeiro de 1988, a Warrant assinou um contrato com a Columbia Records. O seu primeiro álbum, Dirty Rotten Filthy Stinking Rich, foi lançado em 31 de janeiro de 1989 e alcançou a posição 10 na Billboard 200. O seu primeiro single "Heaven" alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100

 

O seu primeiro vídeo, Warrant: Live - Dirty Rotten Filthy Stinking Rich, foi lançado em 1990 em VHS e Laserdisc. O seu segundo álbum, Cherry Pie, foi lançado em 7 de setembro de 1990. O álbum alcançou a posição 7 na Billboard 200. O lançamento do álbum foi seguido por uma turnê mundial com o Poison, que terminou em janeiro de 1991 após um conflito entre as duas bandas por causa de uma sala de palco. A turnê europeia da banda com David Lee Roth foi interrompida depois que Lane fraturou várias costelas em um palco em Birmingham, na Inglaterra. O seu terceiro álbum, Dog Eat Dog, foi lançado em 25 de agosto de 1992. O álbum alcançou a posição 25 na Billboard 200. A banda tocou uma série de shows no festival Monsters of Rock, encabeçado pelo Iron Maiden. Após sua turnê mundial, Lane deixou temporariamente a banda para iniciar uma carreira solo e a banda foi então abandonada pela Columbia. Um novo contrato foi assinado com a CMC Records em setembro de 1994. O seu quarto álbum, Ultraphobic, foi lançado em 7 de março de 1995. Adotando o nome oficial de WARRANT 96, a banda lançou o seu quinto álbum, Belly to Belly, em 1 de outubro de 1996. A banda participou da turnê Rock Never Stops em 1998. O seu sexto álbum, Under the Influence, foi um álbum de versões cover, lançado em 12 de junho de 2001. Lane lançou o seu primeiro álbum solo oficial, Back Down to One, em 2002 pela Z Records.

 

Pouco depois do lançamento do álbum, Lane foi internado em um centro de reabilitação por exaustão relacionada ao álcool e drogas. Após a reabilitação, Lane oficialmente deixou a Warrant novamente em janeiro de 2004. Depois de algumas aparições em compilações de tributos, Lane tentou reiniciar sua própria versão do Warrant, que seria interrompida por uma ação legal de seus ex-companheiros de banda. Lane foi substituído pelo vocalista Jaime St. James. O seu sétimo álbum, Born Again, foi lançado em 4 de fevereiro de 2006. Em janeiro de 2008, foi confirmado o retorno de Lane à banda para o aniversário de 20 anos. Em 5 de setembro de 2008, Jani Lane deixou a banda novamente e Robert Mason assumiu os vocais. O seu oitavo álbum, Rockaholic, foi lançado em 13 de maio de 2011 na Europa e 17 de maio de 2011 nos EUA. O álbum alcançou a posição 22 na Billboard Hard Rock Top Chart. Na noite de 11 de agosto de 2011, o Departamento de Polícia de Los Angeles anunciou que Jani Lane, com 47 anos, havia sido encontrado morto por intoxicação alcoólica aguda. Um concerto público em memória de Lane, com várias bandas de metal rock, foi realizado no dia 29 de agosto de 2011 no Key Club em Hollywood, Califórnia. O seu nono álbum, Louder Harder Faster, foi lançado em 12 de maio de 2017. O álbum alcançou a posição 19 na parada de Billboard Top Independent Albums e na posição 97 na Billboard 200.