


Airbourne
É uma banda australiana de Hard Rock. No final de 2001, a banda foi formada inicialmente como Airborne, na cidade vitoriana de Warrnambool, na Austália, por Joel O'Keeffe nos vocais e guitarra e seu irmão mais novo Ryan na bateria. A banda se apresentou como um trio com o baixista Luke McKenzie, também conhecido como Macca. Joel conheceu David Roads quando eles trabalharam no Hotel Warrnambool. Roads foi convidado a se juntar ao Airborne na guitarra base. Em novembro de 2002, o Conselho Municipal de Warrnambool e a Arts Victoria lançaram um álbum de compilações, Hard Wired: Youth Compilation Album, em formato de CD, com 8 bandas locais. As faixas, "Rock 'n' Roll" e "Give It all You've Got", da Airborne que foram gravadas no Motherlode Studios, em Warrnambool, no início do ano. O CD foi doado aos estudantes locais, assim como 300 cópias adicionais fornecidas, para ajudar a promover a carreira das bandas. Adam Jacobson se juntou ao baixo no início de 2003 e eles fizeram shows regulares no Criterion Hotel. Em março daquele ano, Jacobson, os irmãos O'Keeffe e Roads, venceram uma competição estadual de bandas, a Push-On, em Melbourne, na Austrália. A banda alterou o seu nome para Airbourne. O seu primeiro EP, Ready to Rock, foi lançado em julho de 2004 pela Field Man Australia, de forma independente e autofinanciado. O EP foi vendido apenas em shows, e em 2017, se tornou altamente colecionável. Jacobson foi substituído por Justin Street no baixo.
No início de 2005, a banda se mudou para Melbourne. O empresário da banda, Gregg Donovan, assinou um contrato com a Capitol Records/EMI Music Australia em outubro. A banda apoiou o Mötley Crüe, Motörhead, Iron Maiden e Rolling Stones, além de se apresentar em festivais de música de verão. Em 2006, a Airbourne viajou para os EUA, e o seu primeiro álbum de estúdio, Runnin' Wild, foi lançado em 23 de junho de 2007 na Austrália. A faixa-título "Runnin' Wild" alcançou a posição 22 na Billboard Mainstream Rock. Em fevereiro, a Capitol Records eliminou 70% de sua lista de artistas, incluindo o cancelamento de seu contrato com a Airbourne. Em junho, a banda assinou com a Roadrunner Records. O álbum alcançou a posição 21 na Parada de Álbuns da ARIA na Austrália, e foi Top 40 na Parada de Álbuns da RIANZ da Nova Zelândia. No final de 2007, a banda fez uma turnê pelos EUA apoiando Kid Rock e Korn. O seu segundo EP, Live at the Playroom, foi lançado em setembro de 2007. No ARIA Music Awards de 2007, eles foram indicados para Melhor Álbum de Rock e Artista Revelação com o seu primeiro álbum, que foi lançado na América do Norte, Europa e Japão em janeiro de 2008. Logo em seguida, a Airbourne se mudou para os EUA. O álbum alcançou o Top 100 na UK Albums Chart e apareceu na Billboard 200. O seu segundo álbum, No Guts. No Glory, foi lançado em 8 de março de 2010 no Reino Unido, Europa, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia. O álbum alcançou o Top 20 na ARIA Albums Chart na Áustria. Na Alemanha, o álbum alcançou a quarta posição.
A banda apoiou o Iron Maiden na sua Final Frontier World Tour no Reino Unido, de 20 de julho de 2011, iniciando em Glasgow SECC Arena e terminando na Cardiff Motorpoint Arena em 1 de agosto de 2011. O seu terceiro álbum de estúdio, Black Dog Barking, foi lançado em 21 de maio de 2013 pela Roadrunner. Foi seu segundo álbum a entrar no Top 5 na Alemanha e atingiu o pico no Top 20 na Austrália, Áustria, Nova Zelândia, Suécia e Suíça. No final daquele ano, a Airbourne fez uma turnê pela Europa. O seu quarto álbum de estúdio, Breakin' Outta Hell, foi lançado em 23 de setembro de 2016. O álbum foi o mais bem colocado nas paradas em vários países. Em 7 de abril de 2017, foi anunciado na página do Facebook da banda que David Roads deixaria a banda para trabalhar em seu negócio familiar. Matt "Harri" Harrison substituiu Roads na guitarra base e nos vocais de apoio. O seu primeiro álbum de compilações, Diamond Cuts: The B-Sides, foi lançado em setembro de 2017, para comemorar o 10º aniversário do seu primeiro álbum com 2 faixas inéditas. O seu quinto álbum de estúdio, Boneshaker, foi lançado em 25 de outubro de 2019, alcançando o Top 10 na Alemanha e Suíça, e o Top 20 na Austrália e Áustria. Harrison foi substituído por Jarrad Morrice na guitarra base e backing vocals em meados de 2022. Em setembro de 2023, Morrice foi substituído por Brett Tyrrell.