top of page
blues_etilicos.jpg
Blues Etílicos - If I Had Possession Over Judgement Day
00:00 / 00:25
Blues Etílicos

É uma banda brasileira de Blues. A banda foi criada no Rio de Janeiro em 1985, pelo gaitista Flávio Guimarães, o baixista Cláudio Bedran e o guitarrista Otávio Rocha e, poucos meses depois de sua estreia, acescentou o baterista Gil Eduardo, e o vocalista e guitarrista norte-americano, Greg Wilson, que nasceu em Tupelo, no Mississipi. O seu primeiro álbum, Blues Etílicos, foi lançado em 1987 pelo selo independente Satisfaction Discos. Logo em seguida são contratados pela Gravadora Eldorado, e o seu segundo álbum, Água Mineral, foi lançado em 1989. Nesse mesmo ano, a banda teve ampla projeção através do primeiro Festival Internacional de Blues, na cidade de Ribeirão Preto, abrindo o festival na mesma noite que Buddy Guy. Durante esse período, a Blues Etílicos teve vários programas especiais na TV Cultura, Rede Manchete e MTV, além de ter suas músicas amplamente executadas nas rádios em todo país. A banda ficou conhecida por abrir shows de nomes consagrados como B. B. King, Buddy Guy, Robert Cray, Sugar Blue, Ike Turner, Magic Slim e muitas outras atrações internacionais.

 

O seu terceiro álbum, San Ho Zay, foi lançado em 1990, sendo o álbum mais vendido de uma banda de Blues brasileira em todos os tempos. No álbum tem a versão da canção "If I Had Possession Over Judgement Day" de Robert Johnson de 1936. O seu quarto álbum, IV, foi lançado em 1991. A Blues Etílicos foi a primeira e a principal banda nacional a criar um público fiel nesse segmento e graças a isso participou de todos os festivais ligados a esse gênero musical, dividindo o palco com os principais nomes do Blues internacional. O seu quinto álbum, Salamandra, foi lançado em 1994 pela Natasha Records. Entre 1995 e 1996, a banda realizou cerca de 20 apresentações com o cantor Ed Motta, batendo sucessivos recordes de público no Circo Voador, no Rio de Janeiro, além de teatros e casas noturnas por todo país. Em Florianópolis, se apresentaram no aniversário da cidade. A partir de 1996, o baterista Pedro Strasser foi contratado. O seu sexto álbum, Dente de Ouro, foi lançado em 1996. Em 1998, a Gravadora Eldorado lançou a primeira coletânea da banda, The Best Of Blues Etílicos.

 

O seu primeiro álbum ao vivo, Águas Barrentas – Ao Vivo, foi lançado em 2001. O seu sétimo álbum, Cor do Universo, foi lançado em 2003 pela Net Records. O seu oitavo álbum, Viva Muddy Waters, foi lançado em 2007 pela Chico Blues Records. O álbum tem cover de canções de Muddy Waters e de outros bluesman. A banda comemorou 25 anos de carreira em 2010 com o lançamento de seu primeiro DVD, Blues Etílicos ao vivo no Bolshoi Pub, que foi lançado em 2011, e da cerveja própria, a Cerveja Blues Etílicos Hellbier, produzida pela Mistura Clássica e distribuida pela Balkonn. Uma puro malte artesanal que vem rendendo excelentes críticas dos mais exigentes sommeliers. A segunda coletânea da banda, O Melhor do Blues Etílicos, foi lançado em 2012 pela Substancial Music. O seu nono álbum, Puro Malte, foi lançado em 2013 pela Substancial Music. A banda foi destaque no canal Showlivre, transmitido ao vivo no dia 2 de agosto de 2013. O seu segundo álbum ao vivo, 30 Anos, foi lançado em  2015 pela Substancial Music.

bottom of page