top of page
living_colour.jpg
Living Colour - Cult of Personality
00:00 / 00:25
Living Colour

É uma banda americana de Funk Metal. O guitarrista Vernon Reid, o baixista Muzz Skillings e o baterista William Calhoun conhecem o vocalista Corey Glover, e resolvem formar a banda em 1985, tendo Reid como líder. A banda começa a se apresentar em clubes e bares underground de Nova York. O nome Living Colour, foi inspirado em uma vinheta da rede de TV NBC. A banda causava muito impacto nas suas apresentações, principalmente por serem todos negros, por sua música misturada e pelos solos de guitarra altamente técnicos e velozes de Reid. Em um de seus shows, o vocalista Mick Jagger, dos Rolling Stones, estava na plateia, e ficou tão impressionado que ajudou a banda conseguir um contrato com a Epic Records. O seu primeiro álbum de estúdio, Vivid, foi lançado em 03 de maio de 1988. O álbum alcançou a sexta posição na Billboard 200. A canção "Cult of Personality" alcançou a posição 13 na Billboard Hot 100, e ganhou um Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Hard RockO Living Colour saiu em uma turnê internacional como banda de abertura dos Rolling Stones, o que fez com que eles ficassem mais conhecidos no exterior. O seu segundo álbum de estúdio, Time's Up, foi lançado em 28 de agosto de 1990 pela Epic Records. O álbum alcançou a posição 13 na Billboard 200.

 

A banda ganhou mais um Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Hard Rock. Em 1991, o Living Color se juntou à turnê inaugural do Lollapalooza. O seu primeiro EP, Biscuits, foi lançado em 16 de julho de 1991.  O baixista Muzz Skillings saiu da banda. Para a sua vaga, foi escalado Doug Wimbish, um velho amigo deles. O seu terceiro álbum, Stain, foi lançado em 2 de março de 1993, com a versão cover de Sunshine of Your Love, do Cream. Essa faixa deu origem a um videoclipe e foi usada como trilha sonora do filme True Lies. Durante as gravações do videoclipe, o guitarrista Vernon Reid anuncia que vai deixar a banda. Foi um choque para todos, que decidiram não continuar tocando sem Reid. Apesar de manter sua forte base de fãs, o Living Color se desfez em janeiro de 1995. Em 2000, depois de 5 anos sem o Living Colour, Vernon Reid, aos 43 anos de idade, anuncia o retorno da banda. Eles assinaram um contrato com a Sanctuary Records. O seu quarto álbum, Collideøscope, foi lançado em 7 de outubro de 2003 pela Sanctuary Records, com destaque para as faixas cover "Back in Black" do AC/DC e "Tomorrow Never Knows" dos Beatles

 

Depois do lançamento do álbum, a banda fez uma série de apresentações, e em 2004, a banda se apresentou no Brasil. O seu segundo álbum ao vivo, Live from CBGB's, foi lançado em 11 de janeiro de 2005 pela Epic Records. Foi gravado ao vivo em 19 de dezembro de 1989 no clube CBGB, em Nova York. O seu quinto álbum de estúdio, The Chair in the Doorway, foi lançado em 15 de setembro de 2009 pela Megaforce Records. O Living Colour voltou mais uma vez ao Brasil em outubro de 2009, passando por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2010, a banda se apresentou na Virada Cultural de São Paulo. Em 2013, eles se apresentaram no Palco Sunset no Festival Rock in Rio, tendo, como convidada, a cantora beninense Angélique Kidjo. O seu segundo EP, Who Shot Ya?, foi lançado em 9 de setembro de 2016 pela LC Productions. O seu sexto álbum de estúdio, Shade, foi lançado em 8 de setembro de 2017. O álbum alcançou a sétima posição na UK Rock & Metal Albums. Em 2 de setembro de 2022, durante uma apresentação no Rock in Rio no Rio de Janeiro, no Brasil, o guitarrista Steve Vai se juntou ao Living Colour no palco para uma interpretação de "Cult of Personality".

bottom of page