Rory Gallagher
William Rory Gallagher nasceu em Ballyshannon, na Irlanda no dia 2 de março de 1948. Foi um guitarrista irlandês de Blues e Rock, cantor, compositor e produtor. A sua família se mudou para Derry City. Sua mãe, Monica, e os dois meninos mais tarde se mudaram para Cork, onde os irmãos foram criados. Rory frequentou a Escola do Mosteiro do Norte. Sua mãe era uma cantora e atuou com os Abbey Players em Ballyshannon. Aos nove anos, Rory recebeu sua primeira guitarra dos pais. Depois de ganhar um prêmio em dinheiro em um concurso de talentos aos doze anos, ele comprou sua primeira guitarra. Rory começou a se apresentar em sua adolescência com seu violão e uma guitarra elétrica. No entanto, foi uma Fender Stratocaster de 1961, que ele comprou três anos depois por £ 100, que se tornou seu instrumento principal durante sua carreira. Ele foi inicialmente atraído por skiffle depois de ouvir Lonnie Donegan no rádio. Ainda na escola, tocando músicas de Buddy Holly e Eddie Cochran, descobriu sua maior influência em Muddy Waters. Ele começou a experimentar com folk, blues e rock. Em 1963, ele se juntou ao Fontana, um sexteto que tocava os sucessos populares da época. A banda excursionou pela Irlanda e Reino Unido. Rory começou a influenciar o repertório da banda, iniciando sua transição da música pop mainstream, contornando algumas das músicas de Chuck Berry e em 1965, ele havia moldado com sucesso o Fontana no single "The Impact", com uma mudança em sua formação em um Grupo de R&B que fez shows na Irlanda e Espanha até se separar em Londres.
Rory saiu com o baixista Oliver Tobin e o baterista Johnny Campbell para se apresentar como um trio em Hamburgo, na Alemanha. Em 1966, Rory retornou à Irlanda e, experimentando com outros músicos em Cork, Rory formou a The Taste, que mais tarde foi renomeado simplesmente, Taste, um power trio de Blues Rock e R&B. Inicialmente, a banda era composta por Rory e dois músicos de Cork, Eric Kitteringham e Norman Damery. A banda se separou logo após sua aparição no Isle of Wight Festival de 1970. Após a dissolução do Taste, Rory excursionou em carreira solo, contratando o ex-baixista do Deep Joy, Gerry McAvoy e o baterista Wilgar Campbell. Foi o início de um relacionamento musical de vinte anos entre Roy Gallagher e McAvoy. O seu irmão mais novo, Dónal Gallagher atuou como empresário de Rory durante a maior parte de sua carreira. O seu primeiro álbum solo, Rory Gallagher, foi lançado em 23 de maio de 1971, e alcançou a posição 39 na UK Albums Chart. No mesmo ano, ele foi eleito o Melhor Guitarrista Internacional do Ano da Melody Maker. O seu terceiro álbum, Live in Europe, foi lançado em 14 de maio de 1972, com uma série de gravações ao vivo feitas durante sua turnê européia naquele ano. O álbum alcançou a nona posição na UK Albums Chart. Foi o seu álbum mais bem sucedido. A formação que incluía Rod de'Ath na bateria e Lou Martin nos teclados, se apresentou juntos entre 1973 e 1976.
A banda Gallagher realizou vários programas de TV e rádio em toda a Europa. Junto com Little Feat e Roger McGuinn, Rory realizou o primeiro show ao vivo do Rockpalast no Grugahalle, Essen, Alemanha em 1977. Gallagher colaborou com Jerry Lee Lewis e Muddy Waters em suas respectivas sessões de Londres em meados da década de 1970. O seu sétimo álbum de estúdio, Photo-Finish, foi lançado em 1 de outubro de 1978. O álbum alcançou a posição 116 na Billboard 200. O seu décimo álbum, Fresh Evidence, foi lançado em 1 de maio de 1990, e ele embarcou em uma turnê pelos EUA. Além disso, ele tocou com Box of Frogs, uma banda formada em 1983 por ex-membros do The Yardbirds. Nos últimos anos de sua vida, Rory desenvolveu uma fobia de voar, e foi prescrito vários medicamentos. No momento de sua apresentação final em 10 de janeiro de 1995 na Holanda, ele estava visivelmente doente com fortes dores abdominais e a turnê teve que ser cancelada. Ele foi internado no King's College Hospital de Londres em março de 1995. Seu fígado estava falhando e os médicos determinaram que, apesar de sua pouca idade, um transplante de fígado era o único curso de ação possível. Após 13 semanas em terapia intensiva, sua saúde piorou repentinamente quando ele contraiu uma infecção estafilocócica ( MRSA ), e ele faleceu no dia 14 de junho de 1995, aos 47 anos. O seu álbum póstimo, Notes From San Francisco, foi lançado em 17 de maio de 2011, com faixas de estúdio inéditas e um concerto realizado em San Francisco em 1979.