Buzzcocks
É uma banda inglesa de Punk Rock. Howard Trafford, um estudante do Bolton Institute of Technology, colocou um aviso na faculdade procurando por músicos que compartilhassem um gosto pela música "Sister Ray" do Velvet Underground. Peter McNeish respondeu ao aviso. No final de 1975, Trafford e McNeish recrutaram Garth Smith no baixo e Mick Singleton na bateria. A banda foi formada oficialmente em fevereiro de 1976, na cidade de Bolton, na Inglaterra. McNeish assumiu o nome artístico de Pete Shelley e Trafford se nomeou Howard Devoto. Eles se apresentaram ao vivo pela primeira vez no dia 1 de abril em sua faculdade. Shelley e Devoto organizaram uma apresentação do Sex Pistols no Lesser Free Trade Hall em Manchester, em junho de 1976. A Buzzcocks pretendia tocar no show, mas os outros músicos desistiram, e Shelley e Devoto não conseguiram recrutar substitutos a tempo para o show. Eles recrutaram o baixista Steve Diggle e o baterista John Maher, e eles fizeram sua estreia no segundo show do Sex Pistols em Manchester, no mês seguinte. Um breve clipe de Buzzcocks da era Devoto tocando "I Can't Control Myself" do The Troggs aparece no documentário Punk: Attitude, dirigido por Don Letts. Em setembro de 1976, a banda viajou para Londres para se apresentar no 100 Club Punk Festival de dois dias, organizado por Malcolm McLaren.
O seu primeiro EP, Spiral Scratch, em seu próprio selo, a New Hormones, foi lançado no final do ano, se tornando uma das primeiras bandas Punk a estabelecer uma gravadora independente. Depois de alguns meses, Devoto deixou a banda, expressando sua insatisfação com a direção que o Punk estava tomando. Pete Shelley assumiu os vocais. Em setembro de 1977, pela suposta falta de confiabilidade, Davies foi expulso da banda, e foi substituído por Steve Garvey. Essa formação assinou com a United Artists Records no Electric Circus de Manchester no dia 16 de agosto de 1977, o dia em que Elvis Presley morreu. O seu primeiro álbum, Another Music in a Different Kitchen, foi lançado em 10 de março de 1978 pela United Artists. O seu segundo álbum, Love Bites, foi lançado em 22 de setembro de 1978, e alcançou a posição 13 na UK Albums Chart, e foi o seu álbum de maior sucesso. A canção "Ever Fallen in Love (With Someone You Shouldn't've)" alcançou a posição 12 na UK Singles Chart. O seu terceiro álbum, A Different Kind of Tension, foi lançado em setembro de 1979. Em setembro de 1980, o single "Why She's A Girl From The Chainstore/Are Everything" chegou ao Top 75, e foi o seu último single nas paradas. Depois de gravar demos para o seu quarto álbum, a Buzzcocks se desfez em 1981. A banda se reformou várias vezes desde 1989.
Em 1992, a banda excursionou em 1994, numa das últimas turnês do Nirvana. A Buzzcocks excursionou como suporte para o Pearl Jam em 2003. Shelley e Devoto se uniram pela primeira vez desde 1976, para gravar o seu sétimo o álbum, Buzzkunst, que foi lançado em 18 de março de 2003 pela Merge Records. O álbum era uma mistura de Música Eletrônica e Punk. O seu oitavo álbum, Flat-Pack Philosophy, foi lançado em 7 de março de 2006 pela Cooking Vinyl Records. Em janeiro de 2009, a banda embarcou em uma turnê pelo Reino Unido e Europa, na sua Another Bites Tour. A banda fez dois shows com a formação clássica da banda, nos dias 25 de maio de 2012 em Manchester no O2 Apollo e em 26 de maio em Brixton no O2 Academy. Eles se apresentaram pela primeira vez no Empress Ballroom no Rebellion Festival em Blackpool. O seu nono álbum, The Way, foi lançado em 1 de maio de 2014 pela PledgeMusic. Foi o último álbum gravado com Pete Shelley. Em 2016, para comemorar os 40 anos da banda, eles embarcaram em sua Buzzcocks 40 Tour. O seu décimo álbum, Time's Up, foi lançado em março de 2017 pelo Domino Recording Company, com demos gravadas enquanto Devoto estava na banda. Pete Shelley faleceu no dia 6 de dezembro de 2018 de um ataque cardíaco suspeito em sua casa em Tallinn, na Estônia. Em junho de 2019, a Buzzcocks se apresentou com vários vocalistas convidados como uma homenagem a Shelley. O show foi planejado antes da sua morte.