


White Lion
Foi uma banda americana de Glam Metal. Após se mudar da Dinamarca para a Espanha e depois para Nova York, o vocalista Mike Tramp da banda Studs, conheceu o guitarrista Vito Bratta, no final de novembro de 1982. Em março de 1983, eles decidiram formar uma nova banda com Michael Clayton na bateria. Depois de um tempo, recrutaram a baterista Nicki Capozzi e o baixista Felix Robinson e batizaram a banda de White Lion, e assinaram um contrato com a Elektra Records em 1984. A banda gravou o álbum, Fight to Survive, mas a Elektra não gostou da gravação final e, após se recusar a lançar o álbum, foi rescindido o contrato. Felix Robinson deixou a banda em 1984, e foi substituído pelo baixista Dave Spitz. O álbum, Fight to Survive, foi relançado como o seu primeiro álbum oficial em 16 de dezembro de 1985 pela JVC Records no Japão. A Grand Slamm Records, sediada na Filadélfia, comprou o álbum da Elektra e o lançou nos EUA no ano seguinte. O álbum alcançou a posição 151 na Billboard 200 e apresentou o single "Broken Heart" e o seu videoclipe. Poucos meses após o lançamento do álbum, a Grand Slamm Records faliu. A White Lion foi contratada para tocar como uma banda fictícia no filme The Money Pit, que foi lançado um ano depois. A trilha sonora do filme nunca foi lançada oficialmente, embora a música toque no filme durante as duas cenas da banda.
Nicki Capozzi foi demitido devido a problemas de saúde e em setembro de 1985 substituído por Greg D'Angelo. Dave Spitz saiu no início de 1986 para se juntar ao Black Sabbath, sendo brevemente substituído por Bruno Ravel, e em março de 1986, James LoMenzo se juntou à banda. No início de 1987, a banda assinou contrato com a Atlantic Records. O seu segundo álbum, Pride, foi lançado em 21 de junho de 1987. Em janeiro de 1988, o White Lion fez a abertura do AC/DC na turnê americana do álbum, Blow Up Your Video. O White Lion tocou no Ritz Club em Nova York. O show foi filmado e posteriormente exibido pela MTV. O terceiro single do álbum "When the Children Cry", alcançou a terceira posição na Billboard Hot 100 com forte veiculação na MTV. No final de 1988, a sua Pride Tour foi concluída. O seu terceiro álbum, Big Game, foi lançado em agosto de 1989. O álbum alcançou a posição 19 na Billboard 200. A banda fez uma turnê europeia, incluindo uma série de shows em arenas no Reino Unido apoiando o Mötley Crüe, o Skid Row, e também tocaram com Ozzy Osbourne e Cinderella. O seu quarto álbum, Mane Attraction, foi lançado em março de 1991. O single "Love Don't Come Easy", que alcançou a posição 24 na Billboard Rock Mainstream.
Greg D'Angelo e James LoMenzo deixaram a banda em junho de 1991, quando eles voltaram da turnê europeia, e a banda continuou com o baixista Tommy T-Bone Caradonna e o baterista Jimmy DeGrasso. Após uma breve turnê de divulgação do álbum, Tramp e Bratta decidiram encerrar as atividades da banda, e seu último show foi realizado no Channel, em Boston, em setembro de 1991. O seu álbum, Remembering White Lion, foi lançado em 5 de outubro de 1999 pela Cleópatra Records, como um álbum com novas versões regravadas. Em 2007, a banda estava programada para uma turnê de verão com Poison e Ratt, mas foi cancelada pelo promotor da turnê depois que Vito Bratta ameaçou tomar medidas legais sobre o nome da banda. O seu quinto álbum de estúdio, Return of the Pride, foi lançado em 14 de março de 2008 pela Frontiers Records, e a banda voltou a ser conhecida simplesmente como White Lion. A banda fez uma turnê mundial para promover o álbum. O White Lion foi colocado em espera novamente, e Tramp continuou com sua carreira solo e em 2013 anunciou em várias entrevistas que não haveria mais um White Lion de qualquer tipo, ou qualquer possível reunião. Em 2014, Tramp mais uma vez confirmou que não haveria mais White Lion. Em 2023, Tramp anunciou que traria sua versão do White Lion, a Tramp's White Lion, e lançou a sua trilogia, Songs of White Lion, com regravações de canções do White Lion em 2023, 2024 e 2025.