Bo Diddley

Ellas Otha Bates nasceu em McComb, Mississippi no dia 30 de dezembro de 1928, foi um influente cantor, compositor e guitarrista de blues norte-americano. Ele mais tarde mudaria seu nome para Ellas McDaniel devido à sua mãe adotiva, Gussie McDaniel. Entretanto ele usa o nome artístico Bo Diddley. Ele ganhou a primeira guitarra de sua irmã ainda na juventude (na mesma época, frequentava aulas de violino). Sua principal influência para se tornar um artista de blues veio de John Lee Hooker.

Vários artistas gravariam versões de suas canções através dos anos. The Animals gravaram "The Story of Bo Diddley", os Yardbirds gravaram "I'm a Man" e tanto os Woolies quanto George Thorogood alcançaram sucesso com "Who Do You Love", também a favorita dos The Doors. Bo Diddley foi considerado o 27º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. Ele foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1987.

 

Em 17 de maio de 2007, foi anunciada a internação de Didley em Omaha, Nebraska, depois de um derrame durante uma apresentação em Council Bluffs, Iowa, no dia 13. Ele já apresentava um histórico de hipertensão e diabetes. Em agosto de 2007, Diddley sofreu um incidente cardíaco enquanto se submetia a um check-up médico e foi internado em um hospital da Flórida. Diddley veio a falecer em 2 de junho de 2008, aos 79 anos, em sua casa na Flórida, vítima de insuficiência cardíaca. 

 Rockdigital