Meat Loaf

Marvin Lee Aday nasceu em Dallas, Texas no dia 27 de Setembro de 1947. É um cantor e ator. Em 1965, Aday se formou na Thomas Jefferson High School, já tendo iniciado sua carreira de ator através de produções escolares. Após frequentar a faculdade no Lubbock Christian College, ele se transferiu para a North Texas State University. Depois de receber a herança com a morte da mãe, ele alugou um apartamento em Dallas e se isolou por três meses e meio até que um amigo o encontrou. Pouco tempo depois, ele foi ao aeroporto e pegou o próximo vôo para Los Angeles. Em Los Angeles, Aday formou sua primeira banda, a Meat Loaf Soul, após um apelido cunhado por seu treinador de futebol por causa de seu peso. Imediatamente foram oferecido três contratos de gravação, todos recusados por ele. O primeiro show do Meat Loaf Soul foi em Huntington Beach em 1968, no Cave, abrindo para a banda de Van Morrison, a Them and Question Mark and the Mysterians. Mais tarde, a banda fez a abertura no Cal State Northridge para o Renaissance, Taj Mahal e Janis Joplin. A banda então passou por várias mudanças de guitarristas principais, mudando o nome da banda a cada vez. Como Floating Circus, eles abriram para The Who, The Fugs, The Stooges, MC5, Grateful Dead  a The Grease Band. O seu primeiro single, "Once Upon a Time" foi lançado. Meat Loaf se juntou à produção do musical Hair em Los Angeles. 

 

Ele gravou um álbum em Detroit, com a cantora Stoney Murphy, sendo os primeiros cantores brancos a gravar na Motown. O álbum, Stoney & Meatloaf, foi lançado em outubro de 1971. Meat Loaf decidiu deixar o teatro e se concentrar exclusivamente na música. Em 1971 decide associar-se ao compositor e pianista Jim SteinmanMeat Loaf participa como vocalista no segundo álbum de Ted Nugent, Free-For-All, que foi lançado em outubro de 1976. O seu primeiro álbum, Bat Out of Hell, foi lançado em 21 de outubro de 1977. O álbum foi desenvolvido a partir de um musical Neverland, uma versão futurista de rock de Peter Pan, escrito por Steinman. É um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, tendo vendido mais de 43 milhões de cópias em todo o mundo. Meat Loaf e Steinman formaram a banda The Neverland Express para uma turnê de apoio ao álbum. O seu primeiro show foi abrindo para o Cheap Trick em Chicago. O seu segundo álbum, Dead Ringer, foi lançado 4 de setembro de 1981, também escrito por Steinman. O álbum alcançou o primeiro lugar na UK Albums Chart. O seu quinto álbum, Blind Before I Stop, foi lançado em setembro de 1986. Na ex-URSS, este foi o primeiro álbum do Meat Loaf oficialmente autorizado a ser publicado. O seu sexto álbum, Bat Out of Hell II: Back into Hell, foi lançado em 14 de setembro de 1993, e alcançou o topo na Billboard 200, na UK Albums Chart e em mais 10 países. O single "I'd Do Anything for Love (But I Won't Do That)" alcançou o topo nas paradas em 28 países.

 

Meat Loaf ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock, Solo por "I've Do Anything for Love". Em 17 de novembro de 2003, durante uma apresentação na Wembley Arena de Londres, em sua turnê, ele desmaiou do que mais tarde foi diagnosticado como síndrome de Wolff-Parkinson-White. O seu nono álbum, Bat Out of Hell III: The Monster is Loose, foi lançado em 20 de outubro de 2006. Em 31 de outubro de 2007, durante uma apresentação no Metro Radio Arena em Newcastle upon Tyne, Inglaterra, ele tentou cantar a primeira linha da música, tirou a jaqueta que vestia, agradeceu ao público pelos 30 anos e deixou o palco. Meat Loaf cancelou toda a sua turnê europeia em 2007 após ser diagnosticado com um cisto nas cordas vocais. Em 27 de junho de 2008, Meat Loaf voltou aos palcos em Plymouth, Inglaterra, para o primeiro show na sua Meat House Tour. O seu décimo álbum, Hang Cool Teddy Bear, foi lançado em 19 de abril de 2010. Brian May do Queen participou na guitarra junto com Steve Vai. O seu décimo primeiro álbum, Hell in a Handbasket, foi lançado em 30 de setembro de 2011. A Mad, Mad World Tour foi lançada no final de junho de 2012. O seu décimo primeiro álbum, Brave and Crazy, foi lançado em 9 de setembro de 2016. O seu colaborador de longa data, Jim Steinman, faleceu no dia 19 de abril de 2021 de insuficiência renal.