Meat Loaf

Marvin Lee Aday nasceu em Dallas, Texas no dia 27 de Setembro de 1947, é cantor e ator e vocalista do Meat Loaf. Segundo o cantor, a alcunha completa do seu nome foi dada pelo seu treinador, quando ele estava em cima do treinador e este lhe disse: Sai daqui seu "meat loaf !". Em 1968, vai estudar no colégio Norte de Texas, sua mãe morre de câncer no pulmão, e após uma convivência turbulenta com seu pai, ele decide afastar-se após uma tentativa do pai de assassiná-lo. Inicia a sua carreira musical aos 20 anos, em Los Angeles, com a banda Meat Loaf Soul. Ele gravou um álbum em Detroit, com a cantora Stoney, sendo os primeiros cantores brancos a gravar na Motown.

 

Tiveram um êxito relativo. Em 1971 decide associar-se ao compositor e pianista Jim Steinman. Dois anos mais tarde decidem ir a Los Angeles para apresentar o seu disco, mas este é recusado em todas as gravadoras. Decidem financiar o disco pelos seus próprios meios. Em 1976, no Festival de Woodstock em Nova York, conhece a sua mulher, Leslie Edmond, que trabalhava como manager de Bob Dylan e Janis Joplin. Em 1989 volta a associar-se a Jim Steinman, editando o álbum, Bat Out Of Hell II, que é lançado em 1993, alcançando o topo em vendas em todo o mundo. O single "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)" alcança os primeiros lugares nos tops e o videoclip dirigido por Michael Bay é exibido em todo o mundo. 

 

Em 2006, volta a unir-se a Jim Steinman para criar a terceira parte da saga. O álbum, Bat Out of Hell III: The Monster is Loose foi lançado em 23 de Outubro desse ano. Em 1997 atuou no filme Spice World, em 1999 participou do filme Crazy in Alabama, em 1999 no Clube da Luta e em 2006 em Tenacious D in: The Pick of Destiny. Também participou de um episódio da série House, M.D e na série Glee. O seu décimo terceiro álbum de estúdio, Braver Than We Are, foi lançado na Europa em setembro de 2016. O álbum ficou na posição 31 na Billboard 200.

 Rockdigital